Fale diretamente com seu Polo UNIASSELVI pelo WhatsApp. Clique aqui e fale com a gente!

Notícias - Geral

UNIASSELVI: cursos superiores promovem inclusão social

23/09/2020   Geral

Instituição oferece opções de cursos que destinam-se a formar professores com competências e habilidades para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais

A UNIASSELVI acredita que inclusão se faz com informação. Por isso, dispõe de três cursos de ensino superior que se destinam a formar professores com competências e habilidades para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais. Os cursos são:

Licenciatura em Educação Especial

A licenciatura EAD em educação especial proporciona os conhecimentos necessários para qualificar o atendimento à demanda de alunos com necessidades especiais em todos os níveis de ensino, possibilitando a atuação como professor na Educação Básica, junto ao atendimento educacional especializado. O curso possui Resolução de Autorização nº 001-13/2016. Atualmente, a UNIASSELVI possui 883 alunos matriculados nesse curso.

Segunda Licenciatura Letras-LIBRAS

O curso de Segunda Licenciatura em Letras-LIBRAS proporciona aos profissionais licenciados atuar na docência com o uso da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O curso possui Portaria de Reconhecimento com nota máxima no MEC. Portaria nº 96, de 9 de abril de 2020.

Formação Pedagógica Letras-LIBRAS

O curso de Formação Pedagógica em Letras-LIBRAS habilita profissionais formados em cursos de bacharelados e/ou tecnólogos para atuar na docência com o uso da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, podendo também atuar nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. O curso possui Portaria de Reconhecimento com nota máxima no MEC. Portaria nº 96, de 9 de abril de 2020.

Inclusão na prática

Além de disponibilizar cursos de ensino superior focados na formação de profissionais para atuar com pessoas com necessidades especiais, a UNIASSELVI possui inclusão atitudinal, física e pedagógica para 2052 alunos com diferentes tipos de deficiência. Todos os alunos são atendidos conforme suas necessidades.

Projetos de inclusão

O curso de graduação em Educação Especial atende o que preconiza as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs e vai muito além. A iniciação científica é desenvolvida a cada semestre quando os acadêmicos se dedicam à pesquisa realizada a partir de uma temática que contempla os diferentes saberes das disciplinas. Desta forma, os conhecimentos veiculados são consolidados através do estudo aprofundado dos fundamentos da educação especial, das vivências educativas, práticas inclusivas e oficinas pedagógicas da educação especial, assim como das relações interpessoais no atendimento aos pais ou responsáveis no âmbito da educação básica.

A pesquisa resulta na escrita de um paper que pode ser apresentado na Jornada de Integração Acadêmica – JOIA e divulgado na Revista Maiêutica.  A JOIA de 2020 tem como tema: (IncluIR – inclusão – incluSOMOS) SOMOS todos nós que fazemos diferente, pois diferentes nós todos somos. 

Além disso, a UNIASSELVI oferece, gratuitamente, aos alunos do Curso de Licenciatura em Educação Especial os cursos livres sobre AutismoS, assim como dispõe para que todos os alunos interessados possam realizar o curso.

A novidade deste ano é a realização do I Simpósio Nacional Autismos Presente – Transtorno Do Espectro Autista, com o tema “TEA e os caminhos educacionais inclusivos: da educação infantil ao ensino superior”. Clique aqui para saber mais sobre o simpósio.