Notícias - Geral

UNIASSELVI Indaial promove palestra de abertura da pós-graduação em Cidades Sustentáveis

01/10/2018   Geral

No dia da árvore, 21 de setembro, foi iniciado um novo tempo na UNIASSELVI Indaial, o lançamento da Pós-graduação presencial Cidades Sustentáveis. O evento teve como atração principal a palestra "Cidades Sustentáveis - a energia eólica como alternativa limpa", proferida pelo Especialista Emerson Buzzo, empreendedor, empresário e Diretor de Energia da APESC - Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina, o qual trouxe informações atualizadas sobre o potencial eólico do Brasil com ênfase nos estados da região Sul do país, bem como apresentou a viabilidade econômica e as vantagens ecológicas da implantação dessa importante fonte de energia renovável.

Com o auditório lotado (cerca de 90 pessoas), a Gerente da Unidade UNIASSELVI Vitória Régia, Profa. Me. Claudia Weiss, fez a abertura do evento agradecendo aos presentes e celebrando a importância dessa nova pós-graduação, que objetiva capacitar profissionais na área da sustentabilidade. Em seguida, o Coordenador da pós-graduação de Cidades Sustentáveis, Prof. Dr. Kleber Renan de Souza Santos, destacou que a proposta do curso é integrar profissionais das diversas áreas do conhecimento, do setor público, privado e do terceiro setor para se capacitarem e atuarem como protagonistas no processo de transição para cidades sustentáveis. O desafio é buscar aplicar ideias inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável nas cidades, e para isso foram convidados os melhores profissionais para ministrar as disciplinas, com atividades teóricas e práticas que irão contribuir para uma formação sólida, multidisciplinar e inovadora.

Também fez uso da palavra, Kelly Luana Molinari, representante da coordenação de pós-graduação presencial da UNIASSELVI, a qual explicou sobre a estrutura organizacional da pós presencial.

Entre os participantes, estavam presentes representantes do setor público, privado e do terceiro setor: Rosária Sena Cardoso Farias (Chefe do Parque Nacional da Serra do Itajaí, vinculado ao ICMBio, Ministério do Meio Ambiente), Jonas de Lima (Secretário de Urbanização e Meio Ambiente da Prefeitura de Indaial), Jonas Candido da Silva (Engenheiro Elétrico da WEG Equipamentos Elétricos S.A), Jonata Giovanella (Gestor do IPAN - Instituto Parque das Nascentes), além de professores, tutores e acadêmicos de Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental e Ciências Biológicas da UNIASSELVI.

Após a palestra, várias perguntas foram feitas ao Esp. Emerson Buzzo, fato que enriqueceu o debate sobre a energia eólica e a sustentabilidade. Para celebrar o dia da árvore e promover o plantio de espécies nativas, o Prof. Me. Leandro Mazzuco (do curso de Engenharia Ambiental) distribuiu, ao final do evento, mudas para todos os presentes, incentivando o plantio e orientando sobre a importância das árvores para manutenção da vida na Terra.

Quer saber mais sobre a Pós-graduação em Cidades Sustentáveis? Acesse o site, conheça a matriz curricular e venha fazer parte da primeira turma que pensa no futuro e faz a sua parte desde agora.

Início das aulas previsto para o dia 9 de novembro de 2018.

• SOBRE O CURSO

Sobre o curso. O curso de pós-graduação em cidades sustentáveis tem como objetivo preparar profissionais para atuarem de forma integrada em todos os contextos da problemática ambiental em busca da sustentabilidade nas cidades.A pós-graduação presencial da UNIASSELVI possui ainda matriz curricular atualizada e voltada para a prática profissional.