- UNIASSELVI inicia projeto de extensão com o lançamento de livro sobre história e desenvolvimento da cidade de Indaial

15/08/2018 Geral

A UNIASSELVI iniciou, no mês de agosto de 2018, um projeto de extensão com o intuito de enriquecer, preservar e narrar a história do município de Indaial. O objetivo do projeto é lançar um livro que reunirá, em seu enredo, relatos da construção de patrimônios históricos, educação, saúde, estilo de vida, lazer, trabalho e outros aspectos importantes que revolucionaram a construção e o desenvolvimento da localidade. 

O livro, que está em sua fase de entrevistas e pesquisas, será escrito por Anderson Batata, historiador, professor do curso de Direito e egresso do curso de História (licenciatura) da UNIASSELVI. 

A obra narrará a história de Indaial com relatos de Sr. Theonesto de Oliveira (Serampião), de 93 anos, nascido em Indaial, onde vive até hoje. 

Sr. Theonesto de Oliveira (Serampião)
Sr. Theonesto de Oliveira (Serampião) vive ativamente no bairro Estrada das Areias, em Indaial. Nesses 93 anos, cresceu, trabalhou, constituiu uma família, e tem, até hoje a para sempre, um papel importante para o crescimento sócio econômico da cidade. 

Em um primeiro encontro, na primeira entrevista para o livro, Serampião relatou histórias que ocorreram em diversos períodos de sua vida na cidade. O estilo de vida, as tradições familiares, a construção da Igreja Matriz e do Hospital Beatriz Ramos, a educação - em casa e na escola, os meios de locomoção, a religião, as festas tradicionais, a doação do terreno para a construção da Escola de Educação Básica Marcus Rauhs, a alimentação e a solidariedade, são relatos que certamente serão abordados na obra literária. 

Com o projeto, mais uma vez, a UNIASSELVI põe em prática um de seus valores, o da valorização do conhecimento: "(...) valorizamos o conhecimento como forma de inspirar e aproximar as pessoas", resgatando a história do município onde a IES iniciou suas atividades, em 1999.

Realização: NUPEX - Núcleo de Extensão.


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.