- UNIASSELVI participa de Fórum Municipal <br>de Educação em Blumenau

09/08/2019 Geral

Aconteceu na noite de ontem, quinta-feira (8), a audiência temática do processo de avaliação do Plano Municipal de Educação no município de Blumenau/SC. O evento foi realizado no auditório da FURB (Universidade Regional de Blumenau) e contou com a presença de autoridades municipais e acadêmicas, bem como de representantes da sociedade civil organizada, além de acadêmicos de diversos cursos. O evento foi organizado pelo Fórum Municipal de Educação, com o apoio do Conselho Municipal de Educação de Blumenau/SC. Os Planos Municipais de Educação, a exemplo do Plano Nacional de Educação, têm vigência de 2015 a 2024 e devem passar por avaliações periódicas.

O eixo avaliado na noite de ontem foi o Ensino Superior. Para subsidiar as discussões, o público presente contou com as palestras da Profa. Neuzi Schotten, representando o Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI, e da Profa. Cássia Ferri, representando a Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Em sua apresentação, a profa. Neuzi dissertou sobre a oferta do Ensino Superior pelo setor privado; o que as instituições privadas representam, hoje, para a formação superior; a expansão e organização em Blumenau e região; o papel das instituições privadas na formação do profissional de Blumenau e região; e os desafios das Instituições de Ensino Superior privadas. Além disso, Neuzi falou ao público sobre o desafio do trabalho de parceria entre IES e Redes de Ensino e sobre o que está sendo discutido atualmente pela AMPESC (Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina).

Na ocasião, foi destacada a importância da UNIASSELVI para o desenvolvimento local e regional, visto que grande parte dos profissionais são formados pela Instituição. Constatou-se um aumento significativo de matrículas no Ensino Superior da UNIASSELVI, o que vem ao encontro das metas de inclusão da população de 18 a 24 anos no Ensino Superior.

Além destes indicadores, estiveram em discussão as ações realizadas pela UNIASSELVI a fim de incluir as pessoas com deficiência no Ensino Superior. Também foram relatadas todas as ações desenvolvidas na Instituição que têm como objetivo a inclusão atitudinal, pedagógica e física de todos os acadêmicos.

Por fim, os objetivos e desafios da AMPESC (Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina) como órgão que congrega as Instituições foram apresentados. Destaque especial para a inclusão dos alunos do Sistema Particular na distribuição do art. 170 da Constituição Estadual que até 2004 era somente e exclusivamente para os alunos das fundacionais e após cinco anos de luta e trabalho o Sistema AMPESC incluiu, mesmo que num percentual muito pequeno (90% para ACAFE e 10% para a AMPESC), os alunos carentes na verba do art. 170.

“A participação da UNIASSELVI em um evento de tamanha relevância, dada a participação de diferentes segmentos e, principalmente, considerando os encaminhamentos decorrentes das discussões expressos no Plano Municipal de Educação de Blumenau, denota a responsabilidade social da UNIASSELVI na formação de pessoas que fazem a diferença no desenvolvimento local e regional”, destaca a profa. Neuzi Schotten, gerente do Setor de Capacitação e Formação Continuada da UNIASSELVI.


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.