- UNIASSELVI promove evento sobre Autismo em Timbó

23/10/2018 Geral

A UNIASSELVI promoveu, na noite de 22 de outubro, uma conversa a respeito da inclusão na Educação Básica e no Ensino Superior, especialmente no que se refere ao Transtorno do Espectro Autista. O evento aconteceu no auditório da Unidade Presencial da UNIASSELVI em Timbó/SC.

Professores da educação básica dos municípios da região, secretários de educação, prefeito, tutores e alunos da UNIASSELVI, além de pais de autistas, lotaram o espaço.  O Reitor da UNIASSELVI, Prof. Herminio Kloch se fez presente acompanhando todo o evento. Na sua mensagem de boas-vindas, destacou que “a UNIASSELVI é inclusiva na sua essência”.

Profa. Neuzi , Gerente de Capacitação e Formação Continuada da UNIASSELVI lembrou que “a inclusão é fundamental para a pessoa com deficiência ou transtorno, mas, especialmente,  a inclusão é, acima de tudo, a oportunidade de todos se tornarem pessoas melhores na convivência com aqueles e aquelas que  são denominadas de especiais”.

Para promover esta conversa, a UNIASSELVI convidou o Grupo de Apoio Educacional Autismos.

O Grupo de Apoio Educacional Autismos foi criado em 01 de setembro de 2017 com o objetivo de promover parcerias com as escolas municipais e particulares para sensibilização e conscientização do TEA nas formações continuadas dos professores e profissionais de educação para adequada orientação e convivência com os alunos. Desta forma tem atuado com profissionais da educação e com pais através de palestras, cursos e Seminário realizado no mês de abril  na cidade de Blumenau que contou com 1100 participantes. Para 2019 já tem agendada com o Setor de Capacitação e Formação Continuada da UNIASSELVI a gravação de formação para 2500 tutores presenciais dos 362 Polos de Apoio Presencial da Uniasselvi distribuídos em todos os estados da federação.

O grupo é formado por profissionais de diferentes áreas, todos voluntários.

Presidenta: Juliana Lanser Mayer.

Vice-presidenta: Fernanda Marins.

Gestora Pedagógica/operacional: Dra Juliana Uggioni-Graça.

Além das voluntárias: Juliane Santa Maria - Adriana Ferreira - Larissa Sieves 

A programação da noite constou de:

Palestra: Meu filho é autista. E agora?

Palestrante - Juliana Lanser Mayer - Presidenta do grupo de apoio autismoS, integrante do Autimates Brasil Vip, Roda de Conversa e Encontro TEA; graduanda em Pedagogia/Educação Especial.

Palestra: Meu aluno é autista, e agora?

Palestrante - Tatiana Cristine Schmidt Silva - Pedagoga em Educação Especial; especialista em surdez; pós-graduada em Educação Inclusiva e em Neuropsicopedagogia Clínica; sócia-proprietária da Clínica Espaço do Saber; intérprete em Língua de Sinais –LIBRAS ( MEC); professora de pós-graduação em Educação Especial Inclusiva e Neuroinclusão da Uniasselvi.

Depoimentos:

Giovani de Oliveira Ferreira e João Vitor Silva Ferreira

Giovani - Pedagogo e graduado em Judô; pós-graduando em Neuropsicopedagogia (Uniasselvi). Coordenador do Paradesporto da Federação Catarinense de Judô; técnico da seleção brasileira de judô de DI (deficientes intelectuais).

João Vitor - Atleta da Seleção Brasileira de Judô e graduando de Fisioterapia Uniasselvi/Blumenau.

As reflexões e informações que circularam proporcionaram o aperfeiçoamento das práticas inclusivas nas escolas da Rede Municipal, Estadual e Particular da região, assim como na UNIASSELVI.  Ocorreu também relato de experiência de uma professora da Educação Básica, afinal, além das informações e dos referencias teóricos, precisamos de experiências exitosas para construir mais um capítulo na história da inclusão atitudinal e pedagógica de todos os alunos quer seja na Educação Básica, quer seja no Ensino Superior.  


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.