- Projeto AutismoS Presente 2021 – ampliando a rede de inclusão

23/02/2021 Inclusão

Em agosto de 2019 tiveram início as atividades do Projeto AutismoS Presente numa parceria entre a UNIASSELVI e o Instituto de Apoio Educacional AutismoS. O ano de 2021 inicia com a parceria de uma Associação: a Associação REUNIDA (Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas).

Em 2019 e ao longo de 2020 foram realizadas as Ações 1 (formação de multiplicadores) e 2 (formação de Profissionais da Educação da região de abrangência dos Polos que aderiram ao Projeto) da Edição 1 do Projeto AutismoS Presente. Além disso, no dia 04 de novembro de 2020 aconteceu I Simpósio Nacional AutismoS.

O Projeto AutismoS Presente promove a sensibilização e a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA por meio de formações gratuitas e certificadas para profissionais de educação de todo o Brasil através da adesão dos Polos de Apoio Presencial, preparando-os para a orientação adequada de crianças e adolescentes autistas e para uma convivência inclusiva efetiva.

Em 2021 acontece a Edição 2 do Projeto quando ocorre o aprofundamento dos conhecimentos sobre TEA com o seguinte tema: “AutismoS e Comorbidades”. Além disso, está programado o Seminário Nacional para o dia 31 de março, das 14h30min às 17h30min e o Simpósio Internacional que será realizado no dia 03 de novembro.

O Projeto AutismoS Presente tem como objetivos:

- Ampliar e aprofundar as ações de inclusão já desenvolvidas pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI;
- Promover e difundir o trabalho voluntário;
- Oferecer gratuitamente a formação sobre TEA para profissionais da educação de todo o Brasil, formando, assim, uma grande rede de inclusão;
- Chegar às diferentes regiões do Brasil através da ação dos polos da UNIASSELVI;
- Ampliar as ações de responsabilidade social, de iniciação científica e de extensão da UNIASSELVI.

 

Para atingir os objetivos propostos, o projeto contempla as seguintes ações:

- Capacitação dos multiplicadores voluntários;

- Formação dos profissionais da educação da região dos polos;

- Realização de eventos nacionais e internacionais (Seminários e Simpósios).

 

Saiba mais sobre os multiplicadores voluntários de cada Polo da UNIASSELVI

Os multiplicadores voluntários devem possuir curso superior e o comprometimento com a causa da inclusão social e, de forma especial, da inclusão educacional das pessoas com deficiência. Aos multiplicadores voluntários cabe participar da formação com frequência e aproveitamento e organizar e mediar a formação dos profissionais da educação locais e regionais emitindo o relatório das ações desenvolvidas.

Conheça o Instituto de Apoio Educacional AutismoS!

Fundado em 20 de fevereiro 2018, o Grupo de Apoio Educacional AutismoS é formado por um grupo de voluntárias independentes que não possuem ligações com ONGs ou associações e se uniram com o intuito de realizar e promover projetos relacionados à formação, à sensibilização e à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA de forma diferenciada e dinâmica. O grupo tem como objetivo promover parcerias com as escolas públicas e particulares para sensibilização e conscientização do TEA nas formações continuadas dos professores e profissionais de educação para adequada orientação e convivência inclusiva. Também propõe desvelar o autista em sua individualidade, além de percebê-lo como um sujeito sociocultural, criador e protagonista de sua própria história, ou seja, propomos acolher o autista por aquilo que ele é, e não por aquilo que será.

Conheça a Associação REUNIDA!

A Associação foi fundada, oficialmente, em 08 de Outubro de 2020. Porém, foi idealizada há cerca de três anos por um grupo de voluntários independentes.

A Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas - REUNIDA - é uma entidade de caráter social que tem na sua concepção a diferença e o discernimento no ato de planejar e executar ações, cuja finalidade é o aprimoramento da qualidade de vida para todas as pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista do país, sem exceção.

A REUNIDA é uma associação que tem no seu comando Conselhos Executivos nas esferas Nacional, Internacional, Estadual e Municipal. A entidade ainda conta com quatro conselhos extraordinários: conselho de ética; conselho de apoio jurídico; conselho de profissionais; e, conselho da pessoa com TEA. Todos os conselhos mencionados são formados por voluntários (as) com vista ao excelente funcionamento da REUNIDA.

 

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.