Mercado de trabalho tem oportunidades para profissionais com mais idade e nível superior
Aumento na expectativa vida dos brasileiros é uma das causas que reflete nas contratações
O aumento na expectativa de vida dos brasileiros é uma realidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2012 e 2019, a população idosa teve aumento de 29,5%. Para o ano de 2060, o órgão estima que o país terá 58,2 milhões de idosos. Fator que pode causar inversão na pirâmide etária. Diante deste cenário, o mercado de trabalho tem valorizado e dado mais oportunidades às pessoas acima dos 30 anos.
Independente da área de atuação, a procura por profissionais mais maduros e experientes tem crescido no território nacional. No mês passado, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), divulgou um estudo que mostra que 53 mil homens e mulheres se formam por ano em cursos tecnológicos no Brasil, enquanto a necessidade média anual é de 159 mil colaboradores. Ou seja, há um déficit de 106 mil funcionários.
No campo administrativo, houve mais de 7 mil contratações para o cargo de Gerente com mais de 50 anos, de acordo com o levantamento publicado pelo portal salario.com.br, em 23 de dezembro de 2021. O mesmo material aponta que indivíduos da mesma idade ou mais, foram empregados em 3.606 vagas de Gerente Comercial, e 2.569 na função de Gerente de loja e supermercado.
Experiência e maturidade
Ao contrário do que muitos pensam, a maturidade e mais tempo de experiência no ambiente de trabalho podem ser sim pontos positivos para os candidatos. Muitas empresas e empregadores valorizam e dão preferência para este perfil de empregado, em diferentes níveis hierárquicos.
As habilidades não são determinadas pela faixa etária e sim pela disposição, interesse e comprometimento de cada um. Neste aspecto, os cidadãos acima dos 30 anos possuem a vantagem de teoricamente estarem mais preparados para lidar com diferentes situações. Pode-se dizer que este é um grupo complementar para o desenvolvimento dos negócios, já que ele tende a proporcionar diferentes perspectivas.
Graduação é diferencial
Conforme o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), fazer uma faculdade e conquistar o diploma de nível superior pode resultar em um aumento de até 156% no salário. A UNIASSELVI está com inscrições abertas para diversos cursos de graduação com mensalidades a partir de R$ 169.
Etarismo
A palavra etarismo é usada para descrever o preconceito contra pessoas por conta dos estereótipos devido a idade. Um exemplo dessa prática é a afirmação “Você não tem mais idade para isso!” Opiniões como essa, podem ser classificadas como etarismo ou ageísmo, que consistem na intolerância e pode ser identificada quando alguém se sente desfavorecido, humilhado ou minimizado pela idade que tem.
Por Redação UNIASSELVI
*Com informações do Money Times, Folha de Londrina, Jornal Contábil, Guia da Carreira e Salário
Leia mais notícias
Profissionais com nível superior completo têm aumento salarial, segundo pesquisa
Aluna da UNIASSELVI Itapajé lança livro biográfico