- Aluna da UNIASSELVI ganha Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva

10/12/2021 Moda

Ivanês Lemes Teixeira dos Santos ficou em 4º lugar e escolheu para produzir na 8ª edição do evento, roupas de festa 

Estilo e inclusão no tapete vermelho. Assim foi a noite de sexta-feira (3), quando a aluna de Moda, da UNIASSELVI Brusque (SC), Ivanês Lemes Teixeira dos Santos, 21 anos, ganhou o 4º lugar no Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva.  

O convite para o evento partiu do coordenador do curso, Rodrigo Aparecido Schlindwein, que incentivou a jovem. Para a ocasião, ela escolheu criar uma coleção de vestes de gala.  

“Eu trabalho com vestidos de festa e de noivas em um ateliê, e eu percebi essa dificuldade das pessoas com deficiência de encontrarem roupas específicas para elas, que realmente se encaixassem”.  

Schlindwei propôs que a estudante do 6º semestre fizesse uma produção assistiva aos modelos. A partir disso, ela conta que elaborou um macacão e dois vestidos, sendo um deles de noiva: 

“Optei pelo tema casamento. E fiz a coleção envolvendo peças para uma convidada, a madrinha e a noiva”.  

As adaptações foram estruturas para serem mais confortáveis e adequadas aos cadeirantes, mas sem deixar de lado o apelo estético da moda atual: 

"Eu pude estudar e aplicar todas as diferenças ergonômicas que elas necessitavam nas peças”. 

Para o educador, o envolvimento de Ivanês é admirável: 

“É um orgulho para nós saber que nossos alunos estão engajados e preocupados com a inclusão”.  

Os nove jurados avaliaram os critérios de: adequação do tema; pesquisa, desenvolvimento e inovação; criatividade; estilo e linguagem de moda; e ficha técnica. Todos os materiais usados para as confecções foram de tecidos reaproveitados, conta a vencedora. 

“Foi o primeiro desfile que eu participei. Eu fiquei muito nervosa durante todo o tempo e quando chamaram o meu nome eu saltei de alegria. Foi uma felicidade muito grande, uma satisfação de ter conseguido concluir com sucesso”. 

Ela diz ainda, que os ensinamentos da Graduação contribuíram muito na hora de colocar o aprendizado em prática, principalmente uma iniciativa que ela produziu a partir do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu):  

“Essa minha coleção foi criada dentro de um projeto de pesquisa e extensão que eu fiz na faculdade. Eu pesquisei e montei um artigo sobre as dificuldades que os cadeirantes têm na hora de escolher a roupa para uma ocasião importante.” 

O artigo será publicado como um capítulo do livro Minorias, do curso de Direito da UNIASSELVI Brusque, em março de 2022. Na noite de apresentação dos vestuários, a família e o coordenador de Ivanês estavam presentes e comemoraram junto com ela quando foi anunciada a quarta colocação. A solenidade aconteceu no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis (SC).  

Sobre o evento 

O Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva tem como principal objetivo motivar estudantes de Arte Visuais, Design e Moda a criarem peças adaptadas para pessoas com deficiência. Assim, além de incentivar e valorizar a autoestima deste público, a ação também estimula a autonomia e facilita a acessibilidade no dia a dia destes indivíduos. A realização é do Instituto Nação Brasil com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). 

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 

A data 3 de dezembro foi promovida pelas Nações Unidas, em 1992 como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O marco não é só para celebrar, mas também para promover maior compreensão sobre o assunto. A iniciativa busca mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar destas pessoas.  

Assim, o foco é conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; elucidar a população a respeito da temática e das conquistas dentro dessa realidade; e impulsionar a inclusão desse segmento para que ele influencie programas e políticas a respeito do tema.   

Fotos | Arquivo Pessoal

 

Por Redação UNIASSELVI 

 

Leia mais notícias 

Resultado do ENCCEJA será divulgado na próxima semana

Pós-graduação lançará mais de 25 cursos em 2022

 

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.