- 4ª Edição do Hackathon Smart Cities Shift acontece na UNIASSELVI Indaial

03/05/2019 Tecnologia

Nos dias 27 e 28 de abril, a UNIASSELVI Indaial sediou a 4ª Edição do Hackathon Smart Cities Shift, evento que abordou soluções para cidades inteligentes. A metodologia permitiu o envolvimento do poder público, empresas privadas e acadêmicos. Foram disponibilizadas 100 vagas para acadêmicos e comunidade. Alunos de Administração, Engenharia, Contabilidade e Sistemas de informação integraram as equipes participantes. Vinte mentores de diversas cidades de Santa Catarina realizaram a validação e condução das ideias.

O evento teve, aproximadamente, 40 (quarenta) horas de duração. As refeições dos participantes foram elaboradas pelos alunos da primeira e segunda fase do curso de Gastronomia da UNIASSELVI. O atual prefeito de Indaial, André Moser, abriu o evento e também compôs a banca de avaliação dos trabalhos. As equipes vencedoras foram premiadas com acessos ao ambiente IBM e consultorias das empresas patrocinadoras, no intuito de transformar as ideias em negócio.

A proposta de sediar o evento faz parte da iniciativa de empregabilidade, que tem como objetivo aproximar os acadêmicos das organizações contratantes. A metodologia se mostra muito eficiente no sentido de criar uma rede de relacionamento entre acadêmicos e empresas. As empresas patrocinadoras disponibilizaram, em um único final de semana, aproximadamente 200 vagas ainda não preenchidas completamente.

Um Hackathon é um acelerador de ideias e traz inúmeros benefícios para os participantes. O evento fomenta a criatividade individual enquanto cria espaços abertos para a experimentação de novas ideias, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades e técnicas entre seus participantes. Além disso, qualifica a resolução de problemas e acostuma os integrantes ao pensamento rápido e ao desenvolvimento ágil, ampliando também a capacidade de comunicação.

As equipes foram criadas no ato da inscrição. O benefício é que pessoas que não tinham sua própria ideia puderam se juntar a algum time ou projeto com opiniões de seu interesse. Formar pequenos times e juntar ideias rapidamente, desenhar coisas e trabalhar problemas em tempo real: tudo isso encoraja profundamente o improviso e a espontaneidade, através do trabalho em equipe.

Dividindo tarefas organicamente, os grupos conseguem explorar novas habilidades e desenvolver capacidade de liderança. Funcionando como grandes ambientes de testes, Hackathons oferecem menor risco na hora de inovar e testar soluções. Isso é fundamental para o descobrimento de novas técnicas, produtos e serviços que poderão ser explorados no formato de novos negócios, criando oportunidades tanto para os participantes quanto para as empresas apoiadoras.

VENCEDORES:

1º lugar:
EQUIPE CICLO
Aplicativo para reciclagem de lixo (Solução Ambiental).

2º lugar:
EQUIPE COMPCAR
Aplicativo para caronas compartilhadas entre acadêmicos (Solução para Mobilidade Urbana).

3º lugar:
EQUIPE IVANA
Aplicativo assistente digital com foco em marketplace de produtos clínicos e de saúde (Solução para a área da Saúde).


PATROCINADORES
IBM Global Entrepreneur | UNIASSELVI | AMcom | AP Controle | Viacredi | Fazenda Perdizes – Agronegócio – Goiás | Mout's Soluções em TI | Easy.IT | Thiago Vieira | Cooper

APOIADORES
Acate - Associação Catarinense de Tecnologia | DEXTAK Empresarial | Dazideia | Instituto Nexxera


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.