- Banco de dados é tema de atividade em Pomerode (SC)

05/06/2019 Tecnologia

Na última quinta-feira (30), os acadêmicos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIASSELVI Polo Pomerode/SC realizaram uma atividade prática sobre instalação e configuração de um SGBD, envolvendo a disciplina de Princípios de Banco de Dados. Os acadêmicos foram orientados pelo tutor Saulo Reschke Parizotto, responsável pela aplicação da atividade, que aconteceu em parceria com a Cetelbras.

De acordo com o tutor, a prática tem por finalidade demonstrar o passo a passo da instalação de um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados), desde o download até a conexão com o banco de dados e a execução de instruções SQL.

O SGBD escolhido foi o MySQL, em sua versão 8.0. Inicialmente, realizou-se o download do site www.mysql.com e sua instalação foi disponibilizada nos equipamentos disponíveis para os alunos. Individualmente, os alunos iniciaram o processo de instalação do SGBD. Após a instalação, foi utilizada a ferramenta MySQL Workbench para que todos pudessem praticar, através de instruções em SQL, a criação de um banco de dados; criação e exclusão de tabelas; e, principalmente, a inclusão, alteração, exclusão e seleção de registros em uma tabela do banco de dados.

Por fim, para o fechamento do ciclo de utilização de um software, os alunos desinstalaram o SGBD.

Quer saber mais sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIASSELVI? Clique aqui.


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.