IA e humanização andam juntas em projeto inovador da Vitru Educação

27/09/2023 Tecnologia
Companhia também investe em intraempreendedorismo
Arte | Divulgação

Executivos, colaboradores, docentes e alunos engajados em conhecer e experimentar aplicações que melhorem suas capacidades de execução

A equipe de Inovação da Vitru Educação desenvolveu mais uma iniciativa que impulsiona o uso da Inteligência Artificial (IA) Generativa, dentro das instituições controladas pela empresa e se destaca no mercado.

O Geração IA reúne estratégias de capacitação, experimentação das soluções para resolver problemas do dia a dia e para antecipar oportunidades.
No pilar experimentação, a Vitru tem parcerias com as Big Techs e está aproveitando o momento de aquecimento com as Startups. Além do Inovação Aberta, a companhia investe no Programa de Intraempreendedorismo, que nesta edição tem foco na IA Generativa. Todos os colaboradores são convidados a aportar ideias, que podem ser aceleradas e implantadas em maior escala.

Essa é mais uma ação para fomentar o protagonismo das pessoas por meio do potencial que a IA tem de contribuir com as habilidades humanas. Na Vitru, os indivíduos têm um papel fundamental, pois é através deles que colaborativamente a empresa evolui em todas as frentes.

Além disso, a prática permite acelerar ainda mais a capacidade do corporativo, da eficiência dos processos, da produtividade acadêmica e da experiência dos alunos. O projeto que propõe o uso de IA de forma estruturada, segura e responsável abrange executivos, colaboradores, docentes e mais de 900 mil estudantes.

Continuar vencendo com o digital é prioridade para as equipes Acadêmica, Gente & Cultura, Inovação, Comunicação e Marketing, e Tecnologia. Para Alessandra Lima, Diretora de Inovação, esse movimento estruturado é fundamental para que a Vitru tire o melhor proveito do recurso:


“Nosso compromisso é oferecer experiências cada vez mais acessíveis, acolhedoras, que gere confiança e pertencimento aos nossos estudantes. Com a evolução da IA em nossas soluções, continuamos a avançar em eficiência e jornadas acadêmicas de maior qualidade e autonomia do aluno em seu processo de aprendizagem.".

 

Não é de hoje que a empresa está à frente na transformação digital. Desde 2018, a Vitru investe em tecnologias emergentes e aprende com as implantações. A Prova on-line e monitorada, o aplicativo pedagógico e o vestibular diagnóstico são algumas das iniciativas já implantadas pela holding.
 

Ações e eventos
Para colocar em prática o Geração IA, a Vitru está desempenhando diversas ações e marcando presença em eventos sobre o tema. Uma das iniciativas é a participação no maior desafio de Generative AI do Brasil. Onde, startups são conectadas com empresas e têm a oportunidade de oferecerem soluções que atendam às necessidades de Vendas, Marketing, Atendimento ao Cliente, Operações e Financeiro.

Internamente, a holding de ensino a distância (EAD) lançou o Programa Intraempreendedorismo. Nele, os colaboradores são incentivados a sugerir usos de IA que possam resolver problemas do dia a dia e/ou antecipar oportunidades do futuro da Educação. As três melhores propostas serão reconhecidas e receberão investimento para viabilizar os projetos.

Também está previsto o lançamento da SofIA, uma assistente virtual que trará ainda mais suporte aos acadêmicos. No calendário de eventos, em novembro, a Vitru estará no EdTech Summit 2023, realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).

Em paralelo, a Vitru está desenvolvendo conexões com entidades como Microsoft e Google. Na página do Programa Geração IA - disponível para os colaboradores - é possível acompanhar pílulas de conteúdos sobre IA em diversos formatos e todas as iniciativas que estão acontecendo na Vitru dentro do projeto.

Sobre a Vitru

A Vitru é o grupo líder em EAD no mercado de educação digital no Brasil. Por meio de suas marcas investidas, fornece um ecossistema pedagógico completo com foco na experiência híbrida de EAD, baseada em encontros semanais com tutores dedicados. Tem como missão democratizar o acesso à educação no país por meio de um ecossistema digital.

 

Por Redação UNIASSELVI

 

Leia mais notícias

Com parceria internacional, UNIASSELVI lança programa piloto de habilidades

Revista Maiêutica UNIASSELVI está recebendo artigos para publicação

 

 

 


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa