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UNIASSELVI lança V Programa de Inovação em Timbó

03/04/2017   Tecnologia

A UNIASSELVI lançou, na noite da última quinta-feira (30/3), o V Programa de Inovação Hércules Motores Elétricos em Timbó (SC). O objetivo é estimular a inovação no ambiente acadêmico dos cursos de Engenharia da instituição de ensino, visando o desenvolvimento de projetos para a melhoria de motores elétricos. O lançamento foi feito pelo diretor da unidade, Prof. Ricardo Guilherme Radünz Filho, às 20h, no auditório Rafaello Sanzio, em Timbó. Estudantes de todos os cursos de engenharia da unidade participaram do evento. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de junho, com a coordenação do seu curso.

Em parceria com a Hércules Motores Elétricos, o programa premiará as equipes que desenvolverem os melhores projetos em cinco categorias: ventilação de motores elétricos; motor brushless; otimização de motor de indução; platinado e centrífugo; dispositivo de freio. Além de prêmios, as quatro equipes finalistas contarão com suporte técnico para montagem dos protótipos desenvolvidos.

Entre os dias 10 e 20 de abril, os acadêmicos realizarão visitas técnicas ao Parque Fabril da Hércules Motores Elétricos, em Timbó. Durante a excursão, serão definidas as equipes e os projetos a serem desenvolvidos. Cada grupo poderá escolher um professor do curso de engenharia como orientador dos trabalhos.

Conheça os detalhes sobre cada uma das categorias:

  1. Ventilação de Motores Elétricos: Criar uma melhor eficiência no sistema de ventilação dos motores monofásicos e trifásicos. O estudante deverá observar alguns pontos como ruído, eficiência no sistema de ventilação, com uma melhor troca de calor e com a redução do material ativo do motor.
  2. Motor Brushless: Apresentação de um motor com projeto mecânico e elétrico para segmentação de ventilação com esta tecnologia, bem como o funcionamento do motor e drive de acionamento.
  3. Otimização de Motor de Indução: Otimização do projeto de um motor (monofásico ou trifásico), visando a redução do custo de fabricação (melhoria em materiais, projeto elétrico, projeto mecânico).
  4. Platinado e Centrífugo: Este conjunto consiste em um sistema para partida de motores monofásicos que desliga o capacitor de partida e a bobina auxiliar do motor após atingir 70% da velocidade síncrona. O tema tem como finalidade a pesquisa e apresentação de um novo sistema de partida que substitua o atual, e tenha maior precisão e vida útil seja este um sistema mecânico ou eletrônico, com custo de fabricação.
  5. Dispositivo de Freio: Desenvolvimento de um sistema de frenagem mecânico ou eletromecânico de baixo custo para motores de indução, que deverá fazer a frenagem do eixo do motor após seu desligamento.


O programa deverá se desenvolver ao longo dos dois semestres letivos de 2017. O resultado está previsto para ser divulgado no mês de novembro.