- Venda de utensílios usados no Instagram pode ser golpe

02/02/2022 Tecnologia
Cuidados devem ser tomados em ofertas muito atrativas
Foto | Divulgação

Eletrodomésticos são oferecidos com pagamento via Pix e nunca são entregues 

A rede social Instagram tem sido alvo dos cibercriminosos (pessoas que cometem crimes pela Internet). Eles têm invadidos contas e enganado vítimas com publicações de eletrodomésticos usados à venda. A compra é feita mediante pagamento por meio de Pix, mas os equipamentos nunca são entregues. 

As ofertas são divulgadas no Stories em nome de alguém que irá se mudar. Com fotos de produtos em ótimo estado, os golpistas enganam indivíduos. Práticas como essa são chamadas de phishing. São criados perfis falsos de locais como hotéis e restaurantes que abordam os usuários por mensagem direta (DM), oferecendo promoções. Porém, para ganhar os benefícios oferecidos, é preciso fornecer o número do celular e clicar em um link, que é usado para capturar as credenciais da conta. Assim, a vítima já não tem mais acesso ao perfil.  

Cuidados a serem tomados 

Quem já foi alvo deste tipo de golpe diz que os aparelhos como de TV, geladeiras, máquinas de lavar e outros, são divulgados por um perfil de alguém próximo e isso passa mais credibilidade. Por isso é importante sempre estar atendo em alguns detalhes: 

  • Antes da compra tente entrar em contato com o dono do perfil por outro canal; 

  • Observe os dados da chave Pix informada; 

  • Prestar atenção no comportamento do anunciante já que golpistas geralmente têm pressa; 

  • Busque no Google as fotos publicadas. 

 

Se você foi vítima do golpe, o recomendado é entrar em contato com a sua instituição financeira e avisar sobre a fraude para solicitar o estorno do pagamento. Avise também o verdadeiro dono do perfil para que mais pessoas não caiam no mesmo golpe.  

 
*Com informações de TechTudo 

 

Por Redação UNIASSELVI 

 

Leia mais notícias 

Enfermeira dá dicas sobre amamentação e ajuda mães e pais por meio de plataformas digitais

Novo ensino médio começará a ser implantado no Brasil e afetará o Enem


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.