- 20 de maio - Dia do Pedagogo

20/05/2020 Acadêmico

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” (Nelson Mandela)

Sim, a educação é uma arma poderosa que transforma vidas. E é nesse processo de transformação que destacamos o papel do pedagogo.

A equipe do curso de Pedagogia da UNIASSELVI, com o intuito de homenagear você, pedagogo e futuro pedagogo, elaborou material com algumas curiosidades sobre essa profissão.

Vamos conhecer?

 

POR QUE O DIA 20 DE MAIO FOI DEFINIDO COMO O DIA DO PEDAGOGO?

O Dia do Pedagogo foi instituído por meio da Lei nº 13.083/2015, que apresenta como objetivo promover a discussão do papel da família e das escolas no desenvolvimento das crianças, delimitando as responsabilidades de cada um, na busca por educação de qualidade. A referida Lei também busca homenagear esse profissional que atua na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em outras áreas pedagógicas da escola e da sociedade, onde realiza a mediação entre as Leis Educacionais e a materialização do ensino e da aprendizagem.

 

QUAL É A FUNÇÃO DO PEDAGOGO?

O pedagogo é o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem, sendo sua função vinculada ao contexto educacional, como professor (Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos - EJA), coordenador pedagógico, supervisor escolar e diretor. Além da área educacional, esse profissional encontra oportunidade no setor empresarial, social, hospitalar e prisional, onde desenvolverá projetos e métodos fundamentais para a o aperfeiçoamento da aprendizagem.

 

COMO DEVE SER A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO?

A formação do futuro pedagogo necessita estar condicionada a uma sólida formação em conteúdos relacionados à percepção do processo de construção da cidadania, do modo como as pessoas enxergam e compreendem o mundo na contemporaneidade. Essa formação também deve contemplar a construção de uma visão crítica sobre questões sociais, que mantêm relação dinâmica com os processos históricos e sociais de construção de linguagens culturais nos mais variados espaços de sociabilidade.

 

CURIOSIDADE!

Você sabia que, segundo dados do Censo da Educação Superior em 2017, mais de 3,2 milhões de pessoas ingressaram em um curso superior no Brasil? Desse total, 296.776 (9,2% do total) optaram pelo curso de Pedagogia, que pela segunda vez consecutiva se destacou como o programa de graduação com maior número de ingressantes no país. O curso também tem o maior número de concluintes (126.144) e aparece em segundo lugar em número de matriculados (714.345), perdendo apenas para Direito, que tem 879.234 alunos.

 

POR QUE ESSA PROFISSÃO É TÃO ESPECIAL?

O pedagogo fortalece e cria pontes entre os pais, alunos e a sociedade, para que todos percebam a importância do papel de cada um no movimento de ensinar e de guiar a criança, para o desenvolvimento científico e humano.

É o Pedagogo que une tempos. É ele que encontra, cria e faz caminhos. Caminhos que conduzem e estimulam o aluno na busca de seus sonhos, provocando inquietações que levam ao aprendizado. Na condução desses caminhos, mantemos viva a chama de nossa profissão, estando com o coração aberto para educar!

 

Agora, a equipe do Curso de Pedagogia convida você a assistir aos vídeos gravados por profissionais da área.

Suelen Batista de Souza – Doutoranda em Educação e conteudista da UNIASSELVI, com a temática: Educação em tempos de pandemia. 

Jessiel Odilon Junglos - Mestre em Educação, professor da UNIASSELVI, com a temática: O homem pedagogo na Educação Infantil - Algumas memórias. 

Leia também o Recado dos profissionais do CURSO DE PEDAGOGIA para os profissionais da educação, pais e acadêmicos, para este tempo de pandemia, clicando qui.

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.