Acadêmicos de Biomedicina e Radiologia realizam atividade sobre etapas da pesquisa científica
No dia 7 de agosto, os acadêmicos dos cursos de Biomedicina e Radiologia da UNIASSELVI Polo Indaial – Vitória Régia participaram de uma atividade envolvendo as etapas da pesquisa científica: pergunta, hipóteses, métodos, resultados e conclusões.
Para a introdução da disciplina de Metodologia Científica, a tutora Nathielli Nayara Pauleti aplicou um experimento científico de fácil realização para que os alunos conseguissem identificar as etapas de um projeto de pesquisa e execução de uma pesquisa científica.
Após uma breve introdução, os alunos dividiram-se em grupos e seguiram as etapas propostas pela atividade:
a) Pergunta: o questionamento foi lançado pela tutora. A temperatura da água interfere na velocidade de dissolução de um comprimido efervescente?
b) Hipóteses: os alunos levantaram hipóteses sobre a pergunta lançada, utilizando critérios e raciocínio lógico para responder à pergunta.
c) Métodos: depois da etapa de geração de hipóteses, os alunos levantaram os materiais necessários e discutiram de que forma eles colocariam à prova o raciocínio desenvolvido na pergunta anterior. Eles deveriam chegar à seguinte conclusão: para testar se a temperatura realmente interfere na velocidade de dissolução, é preciso três copos com água em diferentes temperaturas (quente, temperatura ambiente e fria); depois, deveriam colocar o comprimido dentro de cada copo para observar o tempo de dissolução.
d) Resultados: após observarem o experimento, os alunos registraram o resultado obtido.
e) Discussão: tutora e acadêmicos buscaram entender o motivo pelo qual a água quente dissolve o comprimido efervescente com mais rapidez, com o auxílio de alguns sites de busca.
f) Conclusão: nessa etapa, após o fim do experimento, o grupo respondeu à pergunta inicial.