Diversidade cultural e populações tradicionais no Brasil é tema de superaula na UNIASSELVI
Arte | Divulgação
Tensões e tendências da produção nacional serão explicadas nesta terça-feira (23), às 19h
O projeto MasterClass da UNIASSELVI, que conta com a participação de renomados convidados, apresenta o tema Populações tradicionais e a produção do espaço brasileiro: tensões e tendências. A superaula acontece nesta terça-feira (23), às 19h, no canal da instituição no YouTube.
A Pós-doutora e Professora Carina Bernini vai explicar como as diversidades desempenham um papel fundamental na construção e preservação da cultura e história brasileira.
As comunidades tradicionais que incluem povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, entre outros, possuem um conhecimento ancestral sobre a terra e seus recursos, contribuindo significativamente para a configuração dos locais em que vivemos.
Do Amazonas ao Pantanal, do cerrado ao litoral, as práticas e modos de vida de diversas sociedades moldam os territórios e a identidade do país, assim como a luta pelos seus direitos. O resultado desse mosaico são riquezas indígenas, descendências africanas e populações ribeirinhas, além de outras etnias que constituem a história da nossa colonização.
O encontro virtual é voltado para alunos, mas também pode ser acompanhado pelo público geral e deve prover uma perspectiva da realidade enraizada na diversidade cultural e ambiental brasileira.
Sobre a convidada
Carina é Doutora e Mestra em Geografia Humana, tem experiência na área de ensino e em pesquisa em Geografia, com ênfase em: Geografia Agrária, Meio Ambiente e Populações Camponesas Tradicionais. É Professora colaboradora do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no curso de Geografia - bacharelado e Licenciatura, em Florianópolis (SC).
Por Redação UNIASSELVI
Leia mais notícias
UNIASSELVI Blumenau celebra Dia da Família na Escola com ações gratuitas de saúde
UNIASSELVI oferece oportunidade de intercâmbio na Espanha