- Encontros Virtuais: um relato de experiências em turmas do curso de Licenciatura

04/06/2020 Acadêmico

O Prof. Dr. Marcus Hübner, dá um depoimento sobre como suas aulas têm impactado os acadêmicos neste momento de distanciamento.

No modelo EAD, o interesse dos alunos torna-se um fator fundamental que exerce uma forte influência sobre o seu comportamento. Neste sentido, a motivação pode ser considerada como um aspecto dinâmico da ação, no sentido de ser o propulsor do ato do sujeito, ou seja, é o que o impulsiona para ir em busca de seus objetivos.

Como tutor, tenho a responsabilidade pelo contato direto com os alunos, realizando funções como manusear e organizar os conteúdos, de modo a aproximá-los aos acadêmicos.

Para que esta função possa ser exercida satisfatoriamente faz-se necessário a possibilidade da aproximação e interação com os acadêmicos podendo, desta forma, criar laços de afetividade entre os sujeitos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem, sendo esse contato fator indispensável para a motivação.

Como tutor externo, uso as ferramentas interativas do Ambiente Virtual de Aprendizagem da plataforma UNIASSELVI – EAD para encaminhar e-mails nos quais são disponibilizadas orientações e informações sobre cada encontro. Além disso, por iniciativa própria, a mesma informação é repassada pelo grupo de WhatsApp criado para cada turma.

Para preparar o encontro costumo estudar o conteúdo da disciplina a ser trabalhada e verificar a possibilidade de contextualização deste conteúdo com o acervo pessoal (didático-pedagógico) composto por livros, periódicos, vidraria, material biológico, dentre outros. Este material é disponibilizado ou mostrado no desenvolvimento da temática durante os encontros com os acadêmicos.

Neste período no qual estamos realizando encontros virtuais por meio da ferramenta TEAMS, após o estudo e seleção dos materiais, organizo o espaço (escritório), no qual, disponibilizo duas telas de computador e duas webcams. Esta estrutura, permite agilidade e interação entre os recursos didático pedagógicos a serem utilizados durante o encontro virtual.

Desse modo, este ambiente virtual transforma-se em uma plataforma na qual se estabelece a construção de práticas construtivistas. Ao planejar uma disciplina para a EAD, explora-se os recursos oferecidos pelos ambientes virtuais de aprendizagem, como por exemplo, a possibilidade de inserção de áudios e imagens, e principalmente, o uso das ferramentas de chats e fóruns.

O áudio e a participação oral, por vídeo ou chat, diminuem o distanciamento físico e permite o acompanhamento do desenvolvimento do conteúdo.

Assim, a apresentação de exemplos práticos para os assuntos estudados, relacionados ao cotidiano dos alunos faz com que eles se sintam encorajados a participar das discussões propostas e, portanto, o feedback ocorre de forma positiva devido a sua participação ativa no processo. Diz o professor.


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