Evite sair de casa. Fale diretamente com seu Polo UNIASSELVI pelo WhatsApp. Clique aqui e fale com a gente!

Notícias - Acadêmico

Indaial/SC: Acadêmicos do curso de Pedagogia visitam escola de música e colocam em prática jogos e brincadeiras

10/03/2020   Acadêmico

No terceiro encontro da disciplina Lúdico e Musicalização os acadêmicos do curso de Pedagogia, do polo de Indaial/SC, foram conhecer a escola de música IN CONCERT.

O objetivo da visita foi conhecer como os alunos dessa escola se desenvolvem através dos diversos instrumentos musicais e a contribuição da musicoterapia para alunos com necessidades especiais.

Os acadêmicos foram recebidos pela coordenadora da escola Karina, formada em Música e Musicoterapia, trabalhou na APAE e atualmente é dona e coordenadora educacional da escola In Concert.

Karina explicou que a escola tem toda uma grade ludomusical, com conceito de educadores. A metodologia é baseada em diferentes estímulos de coordenação motora grossa e fina.

Segundo Karina, a música é a única coisa que desenvolve ao mesmo tempo os dois hemisférios do cérebro, ele tem a parte de aprendizagem e a parte musical. A música trabalha interpretação, emoções, ritmo(raciocínio lógica) viso-motor, coordenação motora grossa e fina, psicomotricidade, noção de espaço entre outras questões. Crianças que não tiveram um bom desenvolvimento de coordenação motora ou de interpretação, terão mais dificuldades na aprendizagem de instrumentos.

Houve diversos relatos de crianças que tiveram algum problema físico ou mental /intelectual e com a música/musicoterapia tiveram um bom desenvolvimento, inclusive alunos surdos que aprendem através da vibração sonora.

Karina também abordou sobre a afinação da voz e dos instrumentos que se não estiverem afinados podem prejudicar a audição.

Por fim, comentou sobre a contribuição da música e instrumentos na alfabetização, no desenvolvimento lógico e no equilíbrio corporal.

Os acadêmicos ainda colocaram em prática jogos e brincadeiras aprendidos na disciplina. O objetivo foi apresentar de forma “lúdica” as 3 categorias de jogos segundo PIAGET.

1ª Jogo do sensório-motor

2ª Jogo simbólico

3ª Jogo de regras

Conhecer na prática os efeitos dos jogos e brincadeiras fez com que os acadêmicos refletissem sobre os benefícios dessas atividades e da contribuição do desenvolvimento integral deles.

A alegria e o prazer tomaram conta do ambiente e da turma, pois as brincadeiras podem-se ser vivenciadas a vida toda!

Foi um momento oportuno por se tratar do início do ano letivo e retorno das acadêmicas aos encontros fortalecendo e motivando para as disciplinas que se seguem.