- Museu e o seu poder na transformação social é tema da próxima MasterClass UNIASSELVI

25/05/2022 Acadêmico
Professore, Tutores, acadêmicos e público em geral podem acompanhar a super aula que é gratuita
Crédito | Divulgação

Dra. e mestre em Educação, com ênfase em História da Educação e Graduação em Museologia Vanessa Barrozo Teixeira Aquino é a palestrante 

Não dá para negar que as artes estão constantemente ligadas à sociedade. Seja por meio de música, pintura, cinema, teatro ou dança. Com os museus não é diferente. Justamente por serem espaços que abrigam essas e outras expressões artísticas, eles têm um importante papel no desenvolvimento da comunidade. Por isso, nesta sexta-feira (27) acontece a MasterClass UNIASSELVI que tem como tema Museu e o seu poder na transformação social

O encontro será a partir das 19h, no canal da Instituição no YouTube e também marca a Semana Nacional dos Museus, que aconteceu de 16 a 22 de maio. Quem conduzirá o bate-papo é a especialista Vanessa Barrozo Teixeira Aquino. Ela explicará como os museus oferecem educação e conhecimento através da cultura e da história. Além de esclarecer como essas duas áreas contribuem no reflexo coletivo. 

Professore, Tutores, acadêmicos e público em geral podem acompanhar a super aula que é gratuita. Para os graduandos, será possível preencher a lista de presença, que será disponibilizada durante a MasterClass e pode ser usada para comprovação de atividades complementares.  

Perfil da convidada 

Vanessa é Professora adjunta do Curso de Bacharelado em Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Doutora e Mestre em Educação, com ênfase em História da Educação e Graduação em Museologia. É vice-líder do Preservação - Memórias - Acervos (SÉPIA).  

Também atua como pesquisadora do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE), na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e no Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio (GEMMUS/UFRGS). É membro e coordenadora da Rede de Professores e Pesquisadores em Museologia e da Rede Ibero-americana para a Investigação e a Difusão do Patrimônio Histórico-Educativo.  

Além de ter experiência na área de museologia com ênfase em curadoria de exposições, atuando diretamente em disciplinas práticas e nas temáticas: Expografia, Cultura material, Conservação Preventiva e Comunicação Museológica. Possui registro profissional de Museóloga pelo Conselho Regional de Museologia (COREM) da 3ª Região.   

Semana Nacional dos Museus 

Neste ano foi celebrada a 20ª edição da Semana Nacional dos Museus. A data é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece para comemorar o Dia Internacional dos Museus, que é 18 de maio. Com foco em promover, divulgar e valorizar os locais brasileiros; estimular as visitas; e intensificar a relação dos museus com a população; a cada ano, o Conselho Internacional de Museus (Icom) lança um tema diferente. Em 2022 foi escolhido O Poder dos Museus.   

Segundo o Ibram, a temática foi selecionada por estar presente nas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, e no cumprimento das funções sociais destas instituições. “Os museus são construtores de futuro e por isso são poderosos”. 

Serviço 

O que: MasterClass | Museu e o seu poder na transformação social 

Quando: 27/5, às 19h 

Onde: UNIASSELVI no YouTube 

Valor: gratuito 

 

Por Redação UNIASSELVI 

 

Leia mais notícias 

UNIASSELVI divulga lista de selecionados no Programa Santander Graduação 2022

Aluno da UNIASSELVI cria projeto que oferece aulas de música gratuitas 

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.