V Olhar Psicopedagógico acontece nesta semana

11/11/2024 Acadêmico
Função identifica e trabalha nos casos de dificuldades de aprendizagem
Fotos | Divulgação

Observação, escuta e planejamento das ações com crianças e a empatia entre elas serão abordados no evento

A Psicopedagogia permite a experimentação de novas aproximações entre diferentes áreas de conhecimento e estuda a condução dos processos de aprendizagem, como a identificação e o tratamento de dificuldades e transtornos que possam afetar o desenvolvimento educacional e emocional. Para debater esses outros aspectos, a UNIASSELVI realiza nesta terça-feira (12) a partir das 19h o V Olhar Psicopedagógico.

A transmissão será por meio do YouTube e da plataforma Microsoft Teams e é aberta ao público. Não há necessidade de inscrição nem de investimento. A primeira palestra será uma MasterClass conduzida pela pedagoga Cristiane Theiss Lopes, com o tema “Observação e escuta no planejamento com crianças: contribuições para a Psicopedagogia”. Já a partir das 20h, o encontro será guiado pela psicopedagoga Janine Mourão, que falará sobre “Eu e o outro: a construção da empatia e do respeito nas relações escolares”.

A coordenadora do curso em Psicopedagogia da UNIASSELVI, Ana Clarisse Alencar Barbosa, destaca a importância de se ter um momento exclusivo para abordar esses assuntos além da sala de aula:

“O Dia do Psicopedagogo é comemorado em 12 de novembro, por isso nós aproveitamos a data para promover a 5ª edição do Olhar Psicopedagógico, que nos dá a possibilidade de pensarmos sobre temas que dialogam com a Psicopedagogia e analisar a aprendizagem de maneira ampla, afinando nossos olhos e ouvidos para teorias e práticas da área”.

Combinando psicologia, pedagogia, neurociências e outras ciências humanas, é possível entender como o ser humano aprende e quais fatores (cognitivos, emocionais, culturais, sociais) influenciam esse processo. Por isso, a área é tão importante para a identificação e intervenção em casos de dificuldades de aprendizagem. A professora explica ainda que desafios comuns como dislexia, TDAH e discalculia são alguns dos aspectos diagnosticados pelo psicopedagogo. E completa:

“Uma das vertentes da Psicopedagogia é a prevenção, ou seja, a gente estuda as modalidades didáticas e metodológicas, procedimentos, instrumentos e métodos e usa isso para assessorar outros profissionais da área, ou de outros campos de atuação. Com as perspectivas que serão apresentadas no V Olhar Psicopedagógico, teremos a chance de construir um arsenal de caráter preventivo e metodológico que pode servir de base para estudantes e profissionais guiarem suas práticas”.

 

 

Leia mais notícias

Alunas são convidadas para sessão solene na Câmara dos Deputados

Carapajó terá a primeira instituição de ensino superior autorizada pelo MEC a partir desta terça-feira


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa