- FIES Social é lançado para alunos de baixa renda

20/02/2024 Bolsas de estudo
UNIASSELVI oferece ingresso no nível superior por meio do Fundo
Foto | Divulgação

Programa estará disponível a partir de 2024/2

A partir do próximo semestre, alunos de baixa renda de todo o Brasil poderão se candidatar ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) Social. O programa vai custear 100% do ensino superior em instituições privadas para estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Segundo as regras, os interessados que se enquadrem nesse perfil não ficarão sujeitos ao cálculo de comprometimento da renda mensal para definir o percentual financiável, mas, para isso, o custo do curso a ser financiado precisa estar dentro dos limites estabelecidos, que determina atualmente teto de R$ 60 mil anuais, para medicina, e R$ 42,9 mil para outras Graduações.

Metade das ofertas viabilizadas pela disponibilidade de orçamento deverão ser destinadas aos alunos de baixa renda, com reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, de acordo com a proporção na população da unidade federativa onde funciona a instituição de ensino.
As vagas remanescentes deverão primeiro ser aplicadas aos estudantes das políticas de ações afirmativas e depois abertas à ampla concorrência.

O candidato necessita ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançar notas médias igual ou superior a 450 pontos, além de não zerar a redação. Conforme o Ministério da Educação (MEC), o Fies Social permite a possibilidade de que sejam estabelecidos cursos prioritários para o financiamento integral, conforme o que venha a ser estabelecido em cada edital.

Programa no EAD

Desde 2018, o FIES financia cursos de Graduação do modelo de ensino a distância (EAD). Além de ser uma instituição particular reconhecida pelo MEC, também é preciso que a entidade tenha obtido avaliação positiva do Ministério. É o caso da UNIASSELVI, que oferta mais 190 cursos de nível superior entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos.

Além de estar presente em todas as regiões do país, o centro de ensino disponibiliza dentro do EAD a opção semipresencial, em que acontecem encontros semanais no polo de apoio, e o Flex curso, que possui encontros ao vivo semanais, por meio da plataforma Microsoft Teams.

Sobre o Fies

O Fies é a política pública que concede financiamento aos estudantes inscritos em cursos pagos, de instituições de ensino superior que tenham aderido ao programa e sejam avaliadas positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

 

*Com informações da Agência Brasil

 

Por Redação UNIASSELVI

 

Leia mais notícias

 

Volta às aulas e aos encontros presenciais na UNIASSELVI acontecem nesta segunda-feira

Como estudar no EAD e práticas de estágios são apresentados aos novos alunos da UNIASSELVI

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.