- Cozinha da UNIASSELVI Indaial sedia projeto de trabalho social com escolas públicas

04/05/2022 Comunidade
Espaço foi usado para dar orientações aos profissionais das cozinhas
Créditos | Prefeitura de Indaial

Cozinheiros das instituições de Educação Infantil municipais aprenderam sobre bebidas sem açúcar 

Na segunda-feira (2), a cozinha da UNIASSELVI Indaial (SC), do curso de Gastronomia, foi sede do Projeto Crescer e Semear. A primeira oficina de 2022 teve a participação de 95 cozinheiros da rede municipal de Educação Infantil. O tema Bebidas sem Açúcar foi apresentado pela chef Lidi Barbosa. O objetivo é oferecer aos profissionais técnicas e preparações gastronômicas que combinadas resultem em nutrientes, sabores e aproveitamento integral dos alimentos. 

Entre as diversas receitas que a iniciativa compartilhou estavam: suco de cenoura, laranja e abacaxi; smoothie de banana com iogurte natural, morango e laranja; mingau de aveia adoçado com purê de maçã; e leite de coco, dentre outras opções. A ação foi realizada para cumprir uma determinação de 2020 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que proibiu a adição de açúcar nas preparações de comidas e bebidas servidas em escolas públicas para crianças de até três anos. 

Em dezembro de 2021, a Prefeitura de Indaial, por meio da Secretaria de Educação, oficializou um convênio com o Crescer e Semear, que busca proporcionar educação alimentar, nutricional, financeira e socioambiental demonstrando na prática que alimentação saudável também pode ser saborosa.  

“Estamos oferecendo aos nossos estudantes uma alimentação saudável que fará diferença no desenvolvimento das crianças e jovens, promovendo o bem-estar dos alunos. Essas oficinas também aprimoram o excelente trabalho já executado pelas cozinheiras dos ambientes educacionais que, com o apoio das nutricionistas da SED e profissionais do Programa Crescer e Semear”, diz o secretário de Educação de Indaial, Márcio Selhorst. 

Projeto Crescer e Semear 

O Projeto Crescer e Semear existe há mais de quatro anos e é uma iniciativa da Chef Lidi Barbosa. As ações são voltadas para o trabalho social com escolas públicas onde a Chef e a equipe de voluntários levam educação alimentar com qualidade, criatividade e responsabilidade para crianças de três a 14 anos, pais e responsáveis.  

Também orientam as merendeiras que preparam os cardápios escolares por meio de formação na alimentação saudável, funcional, com ênfase no aproveitamento integral dos produtos. O Instituto Alice Henrique de Campos Gonçalves, responsável pelo projeto, já implantou a iniciativa de forma continuada em diversas cidades de Santa Catarina (SC), como Blumenau, Indaial e Pomerode, atingindo mais de 19 mil alunos da rede pública e continua fazendo ações por todo o Brasil. 

 

*Com informações da Prefeitura de Indaial e Projeto Crescer e Semear

 

Por Redação UNIASSELVI 

 

Leia mais notícias 

Prazo para lista de espera do Fies é prorrogado para 26 de maio

Aposentado com mais de 150 certificados pela UNIASSELVI busca bater recorde


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.