Inclusão: UNIASSELVI Polo Curitibanos acolhe acadêmicos com deficiência auditiva
A UNIASSELVI acredita e valoriza a inclusão social como forma de tornar o ensino superior acessível para todos. Não é diferente no polo de apoio presencial da Instituição em Curitibanos/SC. Hoje, aproximadamente 10 acadêmicos do polo, de diversos cursos – como Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Pedagogia e Biomedicina –, têm deficiência auditiva.
Um desses acadêmicos, Gabriel Lima Leodoro, descreve sua alegria ao cursar uma graduação: “Escolhi a UNIASSELVI porque não tinha tempo para estudar. A UNIASSELVI me surpreendeu pelas aulas e pela facilidade de aprendizado, além do suporte e apoio que recebo da equipe do polo. Agora, tenho tempo para estudar e me dedicar ao curso. Escolhi cursar Educação Física porque amo esportes e o ar livre. Espero concluir o curso e me tornar um profissional da área”.
A professora da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Curitibanos (APADAC), Rosane Longhi, destaca a atuação da UNIASSELVI frente à inclusão: “Sou professora e trabalho como agente da inclusão desde o início de minha carreira em 2007. Estou encantada com o trabalho que a UNIASSELVI vem realizando, preocupada com a qualidade do ensino, mas também com o suporte para que o aluno seja agente de sua própria história, recebendo de braços abertos também os alunos com deficiência”.
Promover a inclusão social é oferecer às pessoas as mesmas oportunidades de acesso, como no ensino superior, por exemplo. Muitas acabam desistindo do sonho da graduação porque as universidades não estão preparadas para recebê-las. No entanto, desde 2016, com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), o cenário vem mudando. Cada vez mais as Instituições de Ensino preocupam-se com a inclusão, garantindo que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados.
“A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.” (Art. 27)
Fonte: Projeto PCD Legal