- 15 de abril: nascimento de Leonardo da Vinci

15/04/2022 Cultura
Uma das personalidades mais importantes do Renascimento
Crédito | Divulgação

Em homenagem ao gênio a data também foi instituída como Dia Mundial da Arte 

Nascido em 15 de abril de 1452, o italiano Leonardo da Vinci foi artista, botânico, cientista, engenheiro e matemático. Se vivo, estaria completando 570 anos de idade. Suas contribuições para diversas áreas são muitas, por isso é considerado até atualmente um gênio da humanidade. E foi escolhido como patrono do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).  

Eleito como uma das personalidades mais importantes do Renascimento (um dos períodos da arte) e percursor da aviação - projetou o que pode ser julgado como o primeiro helicóptero - e da balística, da Vinci chegou a dissecar corpos para entender melhor a anatomia humana e a dos animais. Descrito com uma personalidade generosa e simpática, suas últimas palavras foram: 

“Ofendi a Deus e a humanidade, fazendo muito pouco da minha vida”.  

Sua morte aconteceu em 2 de maio de 1519, na França, onde vivia na época. Ao que tudo indica ele provavelmente sofreu um derrame cerebral aos 67 anos. Seu corpo foi sepultado no convento da igreja de Saint Florentin, na comuna francesa  Amboise. 

Em testamento pediu para que 60 mendigos seguissem o seu cortejo. Devido a Revolução Francesa o templo cristão foi destruído em 1802, resultando no suspense de onde estariam os restos mortais de da Vinci, conforme relatam os historiadores. 

Entre seus trabalhos mais famosos estão: Mona Lisa (1503 - 1505); A Última Ceia (1498); São João Batista (1514); e o Homem Vitruviano (1452-1519). 

Curiosidades 

A história de da Vinci tem mais alguns mistérios, entre eles, há alguns fatos curiosos, como: 

  • Era ambidestro; 

  • Seu maior projeto, o “cavalo de Leonardo”, foi destruído; 

  • Escrevia de maneira espelhada; 

  • Cantava e tocava lira e flauta; 

  • Era homossexual e por isso chegou a ser preso sob a acusação de sodomia, aos 24 anos. Porém, logo foi solto por falta de provas; 

  • Era polímata (pessoa com conhecimento em diferentes campos);  

  • Michelangelo detestava da Vinci; 

  • Foi a primeira pessoa a explicar por que o céu é azul; 

  • Era vegetariano e ativista; 

  • Não assinava suas obras. 

 

Dia Mundial da Arte 

Como homenagem a Leonardo da Vinci, a Associação Internacional de Arte (IAA) instituiu a data de 15 de abril como o Dia Mundial da Arte. De acordo com a entidade, o artista foi um dos mais completos de todos os tempos e por isso é símbolo da liberdade de expressão e do multiculturalismo.  

 

*Com informações de Arte Ref, Isto É e Revista Galileu 

 

Por Redação UNIASSELVI 

 

Leia mais notícias 

Como funcionam as modalidades de Graduação da UNIASSELVI

Três novos cursos estão disponíveis na Pós-graduação UNIASSELVI

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.