- Aluno da UNIASSELVI é autor de 12 e-books gratuitos

11/04/2022 Cultura
Santos é aluno do 3° período, no Polo Vitória
Crédito | Arquivo Pessoal

Todas as obras do estudante de Jornalismo Digital Maxwell dos Santos, abordam questões sociais 

O gosto por escrever existe desde pequeno, mas Maxwell dos Santos, 36 anos, conta que foi em 2012 que ele começou a se engajar na literatura. A primeira obra foi As 24 horas de Anna Beatriz. Uma publicação que conta a história de uma adolescente que tem como resultado da primeira relação sexual, com o primeiro namorado, uma gravidez precoce de um bebê diagnosticado com anencefalia.  

Ao todo, o estudante do 3° período de Jornalismo Digital, no Polo Vitória UNIASSELVI, criou 12 e-books e planeja o 13°. Todos os títulos têm acesso gratuito por meio de link no Google Drive e são sobre temas que abordam questões sociais. A busca pela inspiração é feita por meio da internet, conforme ele explica: 

“O noticiário, principalmente em sites do interior é base do meu trabalho. Eu busco notícias neles. Ele é só um garoto, por exemplo, é baseado parcialmente em uma notícia triste.” 

O exemplar tem como protagonista uma jovem que é abusada por um irmão de igreja. A congregação quer que ela case com o agressor, mas ela se nega. A partir daí Santos desenvolve um enredo que apresenta também aspectos como maioridade penal e populismo midiático. O objetivo é deixar as publicações mais próximas do dia a dia da maior parte da sociedade, conforme ele afirma:  

“É para aproximar, causar debate. Existem muitas obras de fantasia – com o meu máximo respeito -, mas que acabam ficando muito distante da realidade”.  

O autor diz ainda que apesar dos temas serem considerados delicados, eles são retratos das situações enfrentadas cotidianamente pela maioria da população, principalmente brasileira. E por isso julga importante citá-los.  

Santos fala que a opção por disponibilizar o acesso sem custo aos conteúdos é uma alternativa viável diante do desmerecimento que esse tipo de arte tem no nosso país: 

“Eu costumo ir em grandes livrarias e dos 20 ou 10 livros mais vendidos, a maioria é de autor estrangeiro, principalmente no segmento infanto juvenil. Existe uma supervalorização do que é estrangeiro, não se valoriza o nacional. Aqui no Espírito Santo (ES), por exemplo, a imprensa dá pouco espaço ao autor local”.  

Para ele, a oferta gratuita dos textos é “justamente para ter uma visão da visibilidade da divulgação” dos mesmos. E assim, “abrir portas” para projetos futuros como o: Meu rim por uma resenha, que está em produção.   

Demais livros 

  • Ao me ver ao espelho;  

  • Chica Verano (versão em espanhol de Ao me ver no espelho);  

  • Comensais do caos; 

  • #cybervendetta;  

  • Emponderando-se;  

  • Ilha noiada;  

  • O aniversário solidário de Cecília;  

  • Os senhores da fome;  

  • O trote da lista;  

  • Um prato de ódio. 

Sobre Maxwell Santos 

Além de acadêmico, o escritor é radialista e Professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em cursinhos preparatórios populares. É Técnico em Multimídia; especialista em Educação Especial com ênfase em Transtornos Globais do Desenvolvimento e Superdotação; especialista em Revisão de Textos, Pós-graduando em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar; Pós-graduando em Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas. Em breve tomará posse como membro honorário da Academia de Letras de Cariacica (ES). 

 

E-books de Maxwell dos Santos

 

Por Redação UNIASSELVI 

 

Leia mais notícias 

Mais de 5 mil pessoas participaram do IV Seminário Nacional AutismoS da UNIASSELVI

Live da UNIASSELVI explica como fazer declaração do IR 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.