- Mais de 60 textos publicados por meio do Projeto Crônicas das Ciências Humanas e Sociais da UNIASSELVI

30/09/2022 Cultura
As 185 páginas trazem narrações sobre questões sociais, econômicas, políticas, culturais, históricas e filosóficas referente a sociedade, os seres humanos e as relações
Crédito | Arquivo Pessoal

Conteúdos foram reunidos em livro lançado em 2021 e são divulgados regularmente em jornais locais 

Criado em 2018, o projeto de extensão Crônicas das Ciências Humanas e Sociais é uma curadoria de diversos materiais produzidos por docentes, coordenadores, tutores e acadêmicos - das respectivas áreas - da Graduação de ensino a distância (EAD) da instituição, além de alguns autores externos.  

O objetivo é oferecer para toda a comunidade uma interpretação da realidade a partir de análises fundamentadas teoricamente, conforme explica Luciane da Luz, coordenadora dos cursos de Antropologia, Ciência Política e Sociologia; e também do Núcleo de Apoio aos Direitos Humanos (NUADH): 

“Por meio das crônicas jornalísticas é possível proporcionar um outro olhar aos leitores, sobre determinados assuntos. Além disso, a produção desses textos que são revisados gramaticalmente e estruturalmente, a gente possibilita aos autores o desenvolvimento da escrita e da articulação teórica dos argumentos, que são tão importantes para as produções acadêmicas”. 

O docente da UNIASSELVI Sandro Luiz Bazzanella, que também faz parte da inciativa, ressalta a importância da curadoria que é feita nos materiais e conta que há o cuidado para que a ideia central apresentada pelo cronista seja mantida: 

“Nós analisamos aspectos culturais, sociais, econômicos e políticos em curso que estejam no contexto proposto, mas não focamos em argumentos, ou posicionamentos do autor em relação à temática abordada. Isso acontece para preservar integralmente a liberdade de expressão.” 

Lançamento de livro 

Até o momento, mais de 60 conteúdos já foram publicados em diferentes jornais locais. No ano passado, foi lançado o livro Diálogos Contemporâneos: Crônicas das Ciências Humanas e Sociais, que reúne em 185 páginas, narrações sobre questões sociais, econômicas, políticas, culturais, históricas e filosóficas referente a sociedade, os seres humanos e as relações. A publicação pode ser encontrada em diferentes sites de compras. 

Segundo Luciane existe a expectativa para que uma nova obra seja lançada no próximo ano. Além da coordenadora e de Bazzanella, a comissão editorial do projeto é formada pelo tutor interno Rafael Garcia dos Santos e pelo docente Walter Marcos Knaesel Birkner.  

Como enviar material 

Quem tiver interesse em enviar material sobre o campo de Ciências Humanas para o NUADH pode entrar em contato pelo e-mail luciane.luz@uniasselvi.com.br ou sandro.bazzanella@uniasselvi.com.br. A seleção é feita com base em critérios como coerência e relação com a realidade.   

 

Por Redação UNIASSELVI 

 

Leia mais notícias  

Aluna da UNIASSELVI cria jogo que ensina Libras e braile para a educação bilíngue

Pânico e Ratinho fazem transmissão juntos pela primeira vez para ação da UNIASSELVI


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.