Notícias - Educação

Datas das inscrições do Sisu, Prouni e Fies 2022

20/01/2022   Educação
Todas as inscrições são gratuitas e feitas, exclusivamente, pela internet
Divulgação

Em dois dos processos seletivos será em fevereiro, e o demais em março 

Na quarta-feira (19), o Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas das inscrições para o primeiro semestre de 2022, dos processos seletivos: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni), e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Fevereiro e março são os meses para os candidatos registrarem interesse. 

O prazo para o Sisu será de 15 de fevereiro até às 23h59min, do dia 18 de fevereiro. Já o da inscrição para o Prouni acontecerá de 22 a 25 de fevereiro. E a do Fies, que oferecerá 110.925 vagas, de 8 de março a 11 de março. Todas as inscrições são gratuitas e feitas, exclusivamente, pela internet por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Segundo o MEC, o site ainda está em desenvolvimento.  

Nas três seleções a classificação é feita com base na nota obtida na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo que para o Fies, quem fez uma das edições do Enem, a partir de 2010 até a mais recente, também pode se inscrever.  

Sisu  

Conforme o edital, o resultado do Sisu será divulgado em chamada regular única, no dia 22 de fevereiro. O período para matrícula ou registro acadêmico dos selecionados na chamada regular será de 23 a 28 de fevereiro. Os que não foram selecionados em nenhuma das duas opções de curso indicadas poderão disputar uma das vagas, na lista de espera. O prazo para manifestar esse interesse será de 22 a 28 de fevereiro.  

A convocação da lista de espera é realizada diretamente pelas instituições de ensino, por isso, informações como prazos, horários e matrícula, o aluno deve acompanhar diretamente com a entidade selecionada. Para se inscrever é preciso ter feito o Enem de 2021 e ter obtido nota superior a zero na redação.  

➠ Inscrições: 15/2 a 18/2 

➠ Resultado: 22/2 

➠ Matrícula: 23 a 28/2 

➠ Lista de espera: 22 a 28/2 (manifestar interesse)  

Prouni  

Já o resultado do Prouni acontece em duas chamadas. Em 2 de março será a 1ª chamada e, em 21 de março, a 2ª chamada. De 3 a 14 de março é o período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados na 1ª chamada e para o processo seletivo próprio da instituição de ensino.  

Para os canditados da 2ª chamada o prazo para comprovação de informações da inscrição será de 21 a 29 de março. Neste caso, também há lista de espera. Ela está marcada para 4 e 5 de abril, quando os etudantes terão a chance de manifestarem interesse por uma vaga. O resultado vai ser divulgado em 7 de abril. E de 8 a 13 de abril é o período para comprovação de informações da inscrição.        

Os critérios são: ter feito o Enem do ano passado; ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame; e não zerar a redação. O candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 1.818) para bolsa total. Para a bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos (R$3.636).   

Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada, desde que na condição de bolsista integral.  

➠ Inscrições: 22 a 25/2

➠ Resultado dos pré-selecionados: 1ª chamada 2/3 

                                                                2ª chamada 21/3

Fies  

Podem concorrer as vagas ofertadas pelo Fies todos que tenham participado de uma ou mais edições do Enem, a partir de 2010, não tenham zerado a redação e tenham nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco avalições. O resultado dos candidatos pré-selecionados será em chamada única, no dia 15 de março. O prazo para complementação da inscrição será de 16 a 18 de março.  

Aqueles que não forem pré-selecionado na chamada única serão automaticamente incluídos na lista de espera. O período para esta convocação acontecerá de 16 de março a 28 de abril. Para ter o financiamento também é necessário comprovar que possui renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.  

➠ Inscrições: 8 a 11/3

➠ Resultado da chamada única: 15/3

➠ Complementação da inscrição: 16 a 18/3 (chamada única); 

                                                            16/3 a 28/4 (lista de espera). 

*Com informações do MEC

 

Por Redação UNIASSELVI 

 

Leia mais notícias 

Auxílio Brasil começou a ser pago: veja o calendário completo de 2022

Pagamento do vale-gás começa nesta terça-feira


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.