- Dia do EAD: UNIASSELVI comemora mais de 200 mil alunos formados em todo o Brasil no nível superior por meio da modalidade

27/11/2021 Educação

Data 27 de novembro foi estabelecida pela ABED e celebra o fato de se levar o conhecimento até onde o estudante estiver 

No Dia da Educação a Distância (EAD), a UNIASSELVI tem motivos de sobra para comemorar. São mais de 200 mil alunos de nível superior formados em todo o Brasil por meio da modalidade, em mais de 150 cursos de Graduação com nota máxima (5) no Conceito Institucional EAD, concedido pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2019. No mesmo ano, recebeu a maior avaliação pelo Recredenciamento do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e se tornou a única escola superior de grande porte com classificação máxima nos dois conceitos. 

Alcançar todas as regiões do país com ensino de qualidade e colaborar com o desenvolvimento competente, é colocar em prática diariamente a missão de ser a melhor solução de educação para que cada acadêmico construa a sua própria história. Um exemplo é Reginalda Ferreira, 52 anos, uma das primeiras formandas da UNIASSELVI. Ela cursou História, no Espirito Santo e conta que a universidade trouxe novos rumos:  

“Amei passar por essa experiência por esses anos. Iniciei em 2006 e me formei em 2009. O trabalho do nosso tutor foi muito importante para o meu conhecimento. Hoje eu me sinto realizada. Com muita dificuldade eu alcancei essa vitória.” 

Ela diz ainda, que pretende começar uma Pós-graduação e que se possível, fará na UNIASSELVI. Para o professor reitor Herminio Kloch, a oportunidade de aprender na localidade em que está inserido e de contribuir dentro dela com qualificação é no mínimo recompensador: 

“A grande maioria deles (alunos) foi o primeiro daquela família a se formar no Ensino Superior. Imagina então, o quão gratificante que é para a UNIASSELVI poder permitir essa transformação social, na região onde esse profissional faz toda a diferença”. 

Ivete Palange, conselheira na Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), destaca diversos pontos positivos na instrução remota. Entre eles, a maior maleabilidade: 

“É possível estudar no local e no horário que se deseja, não há necessidade de deslocamento para um determinado espaço físico todos os dias, em horário determinado. Permite realizar um curso em outra cidade ou país sem sair do lugar onde se reside.” 

Outra vantagem observada é que cada pessoa consegue seguir no próprio ritmo, fator que facilita a aprendizagem individual. Além disso, apesar das atividades serem virtuais, o EAD propicia que estudantes fisicamente distantes consigam trocar percepções em plataformas digitais. Assim, é possível afirmar que o EAD oferece sim aproximação. Destaca Ivete: 

“Em síntese ele propicia maior possibilidade de interação, flexibilidade e comodidade”.   

Para Kloch, o modelo é um dos mais eficientes na gestão de acesso educacional, já que por meio dele, locais que antes não dispunham de ensino presencial passam a ter a opção de ingresso na Graduação. E salienta que “a modalidade permite uma revolução na inclusão do Ensino Superior”.   

Fato que comprova a visão da Universidade em ser líder onde atua e referência na melhoria de vida dos educandos, com rentabilidade e reconhecimento de todos os públicos. Conforme Kloch: 

“A UNIASSELVI tem um orgulho imenso por ter transformado a vida de mais de 210 mil alunos no período em que veio trabalhando com a modalidade EAD, além dos mais de 400 mil que ainda estão cursando atualmente.” 

Professor Tafner 

Em Santa Catarina (SC), o EAD teve início com o empreendedorismo do fundador da UNIASSELVI, professor José Tafner. As diversas vivências e aventuras na área da educação tiveram como consequência a fundação da Associação Educacional Leonardo Da Vinci (ASSELVI), em 1999, no munícipio de Indaial (SC).  

Um ano depois, com o grande número de matriculados ela se tornou Faculdades Integradas do Vale do Itajaí (FACIVI). Em 2004, passou a ser o Centro Universitário Leonardo da Vinci oferecendo cursos EAD. Atualmente, é a maior Instituição de Ensino Superior de SC e uma das maiores do Brasil, com cerca de 5 mil colaboradores, 10 unidades próprias e mais de 900 polos distribuídos nos 26 Estados e Distrito Federal (DF).  

A colaboração de Tafner foi reconhecida e imortalizada este ano com o lançamento do livro Professor Tafner: não basta saber, é preciso saber fazer. Bibliografia escrita por Evandro André de Souza e Jonas Felácio Júnior, dedicada às pessoas que transformam sonhos em realidade.  

As 368 páginas relatam muitos obstáculos que pareciam impossíveis de serem superados. Mas apesar das inúmeras situações delicadas - como ameaças - o percurso traçado por Tafner resultou em um belo e concreto trabalho que até hoje muda a vida de milhares de brasileiros.  

Instituição da data 

O dia 27 de novembro foi declarado como sendo o Dia do EAD pela ABED, em 2003, através da lei Nº 13.620. Segundo a organização, a celebração é uma forma de estimular a observação do crescimento da modalidade.     

ABED 

Criada em 1995, a Associação é uma entidade científica sem fins lucrativos e sem caráter sindical voltada para o crescimento da educação aberta, flexível e a distância no Brasil. Sua existência derivou de um grupo de educadores especialistas em educação mediada por tecnologias e tem como principal objetivo mostrar que o EAD é viável sob diversos pontos de vistas – acadêmico, pedagógico, econômico e legal.   

 

Por Redação UNIASSELVI 

 

Leia mais notícias 

Rematrícula antecipada oferece desconto exclusivo aos alunos

Tutor da UNIASSELVI busca RG de aluna, entrega um minuto antes do portão fechar e garante que ela faça a prova do Enem

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.