Reitor da UNIASSELVI realiza workshop em evento internacional sobre educação
Foto | Divulgação
Janes Fidélis Tomelin apresenta o tema Identidade pedagógica e modelagens do EAD
Com o objetivo de dar primeiro passo na construção de um ecossistema internacional de formação de docentes voltados para a construção da escola do futuro, a Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, sedia esta semana o evento Iniciativa Estratégica para a Inovação Pedagógica | 1ª primeira delegação internacional de docentes. Nele, o Reitor da UNIASSELVI, Janes Fidélis Tomelin realiza o workshop Identidade pedagógica e modelagens de ensino a distância (EAD).
O propósito do encontro é responder a seguinte pergunta: Como compreender e preparar as transformações no modo de ensinar e aprender, hoje e no futuro? Para isso, de segunda (9) a quarta-feira (11), acontecerão mais de 10 ações, como palestras e mesas redondas, com a participação de 17 oradores. Tomelin apresenta as ações estruturas e aplicadas na UNIASSELI, na tarde desta terça-feira (10).
Ao todo, estão presentes cerca de 70 instituições de ensino brasileiras, públicas e privadas. A inciativa foi idealizada pelo desejo de melhorar a educação por meio de um convênio entre a UC, Semesp (representante das mantenedoras de ensino superior do Brasil), STHEM (em inglês: Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics), Instituto Tecnológico de Monterrey (México) e da Arizona State University (EUA).
Foco da delegação
Com isso, é esperada a formação de uma aliança estrutural internacional e de diferentes níveis de ensino, capaz de esclarecer e adequar de maneira consistente e refletida os modelos de ensino-aprendizagem aos desafios das sociedades atuais e de um novo perfil de estudantes. Além do envolvimento das Escolas Projeto-piloto de Inovação Pedagógica (PPIP).
Para que as práticas sejam colocadas em ação, será cumprida uma agenda de trabalho anual, integrando formação, mobilidade, investigação e construção conjunta de referenciais, entre as entidades.
Sobre o primeiro dia, em resumo Tomelin disse que apesar de cada participante ter suas peculiaridades, todos possuem questões e desafios comuns:
“Onde nós perdemos o gosto em aprender? Como vamos levar para a sala de aula os desafios da vida real? Dentre as respostas: promover aprendizagem baseada em desafios. A educação em massa deve dar espaço a personalização em massa; as práticas tradicionais são menos inclusivas. Esses foram apenas alguns dos aspectos identificado somente no primeiro dia do evento. O que prova que essa realização é grande importância para docentes e alunos de todas as regiões”.
Por Redação UNIASSELVI
Leia mais notícias
Pesquisa aponta falta de 235 mil professores no Brasil em 2040
Novos Cursos Técnicos serão disponibilizados pela UNIASSELVI em 2023