- Segunda edição do Fies 2023 está com inscrições abertas

04/07/2023 Educação
UNIASSELVI é uma das instituições que oferece o Fundo como opção aos estudantes
Foto | Divulgação

São mais de 77 mil vagas em todo o Brasil

A partir desta terça-feira (4), estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2023/2. Candidatos podem se cadastrar no Portal Acesso Único até sexta-feira (7) para concorrerem a mais de 77 mil vagas de nível superior, em instituições privadas de todo o Brasil.

Na página, por meio do botão “Consultar ofertas de vagas” é possível visualizar as ofertas por estado, município e instituição de ensino superior (IES).
Para participar é preciso:

  • ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota válida até o momento anterior à abertura das inscrições para o Fies 2023/2;
  • média das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação;
  • não ter participado do Enem como treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do Exame para fins de autoavaliação; e
  • Possuir enda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos.

 

A média mínima de notas no Enem e o limite de renda são critérios para a inscrição no processo seletivo do Fies.
A realização dos demais procedimentos depende da contratação do financiamento do Programa, obrigatoriamente, condicionados à classificação e pré-seleção do candidato, conforme divulgado no Edital nº 8/2023.

Dados para cadastro

No momento da inscrição - que é gratuita -, o aluno deve informar o CPF; e-mail válido; nomes dos membros do grupo familiar, CPF dos familiares com idade igual ou superior a 14 anos, respectivas datas de nascimento e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente da família.

Também é necessário fornecer os parâmetros que definem o grupo de preferência; a ordem de prioridade das três opções de curso, turno e local da IES - entre as disponíveis.

Dentro do prazo de inscrição, o candidato pode alterar a opção de grupo de preferência, assim como cancelar, devendo se certificar das opções escolhidas até o término do período de inscrição.

A classificação no processo do Fies é feita com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema.  Segundo o Ministério de Educação (MEC), o resultado será divulgado conforme a ordem de classificação e pré-seleção em 11 de julho, em chamada única, no Portal Único de Acesso.

Cronograma completo

4 a 7/7 ➠ Inscrições

11/7 ➠ Resultado

12 a 14/7 ➠ Complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única

18/7 a 29/8 ➠ Convocação por meio da lista de espera

Bolsas de estudo na UNIASSELVI

Além de ser uma das IES que oferece o Fies como opção aos estudantes, a UNIASSELVI também disponibiliza bolsas de estudo através da nota do Enem. Quanto maior a nota obtida no Exame, maior o percentual concedido.
O desconto pode chegar até 100% do valor da mensalidade.

Serviço

O que: inscrições Fies 2023/2

Quando: de 4 a 7/7

Onde: Portal Acesso Único

Valor: gratuito

 

*Com informações da Agência Brasil

 

Por Redação UNIASSELVI

 

Leia mais notícias

Bolsa de estudo na UNIASSELVI ajudou acadêmica combater a depressão

Leo App tem nova função disponível para os alunos

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.