- UNIASSELVI firma convênio com APEESC para ensino da Língua Espanhola

10/05/2021 Educação

Parceria permitirá o fornecimento de cursos de formação continuada do idioma para acadêmicos e a comunidade em geral 

Com o propósito de ampliar a oferta de cursos de formação no ensino de línguas, em especial, do idioma espanhol, a UNIASSELVI firmou, no início de maio, um Convênio de Cooperação com a Associação de Professores de Espanhol do Estado de Santa Catarina – APEESC. Esta nova parceria serve como reforço e estímulo à luta pelo movimento e pelo ensino da língua espanhola, assim como resultará na oferta de cursos de formação continuada a alunos da Instituição, bem como para os demais interessados da comunidade em geral.  

A Uniasselvi oferece o Curso de Letras Espanhol desde 2017, e mais recentemente passou a oferecer os cursos de Segunda Licenciatura em Espanhol e Formação Pedagógica em Espanhol. Já a APEESC é uma instituição, fundada em 1986 por um conjunto de professores de espanhol, que busca unir forças pelo bem da categoria e da própria Língua Espanhola. “Este convênio será muito positivo para nossa Instituição, pois agregará cursos específicos do idioma espanhol para nossos acadêmicos, sendo uma nova oportunidade de complementarem o aprendizado”, destaca o reitor da UNIASSELVI, professor Hermínio Kloch.  

O espanhol é língua oficial em 21 países, falada por mais de 572 milhões de pessoas no mundo, incluindo falantes que a possuem como língua nativa e como língua estrangeira, sendo o segundo idioma para a comunicação internacional e também o segundo mais importante economicamente em âmbito internacional. “O percentual da população mundial que fala espanhol corresponde a 7,8% e o interesse pelo aprendizado desse idioma só aumenta, sendo a língua estrangeira estudada por mais de 21 mil alunos”, acrescenta a presidente da APEESC, Claci Ines Schneider.  

Ela finaliza reforçando que esses são apenas alguns dos relevantes dados que revelam a importância do espanhol no Brasil. Há muitos estudos científicos e discussões ocorrendo no Brasil, seja em cada estado, nas Associações de Professores de Espanhol, seja no movimento nacional #ficaespanhol que ganhou força em 2017, com a presença de professores de diferentes esferas de ensino e visando garantir o direito ao ensino do espanhol nas escolas brasileiras, entre outras pautas relacionadas.


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.