UNIASSELVI lança Projeto Analfabetismo Zero para jovens e adultos
Cerimônia terá a participação do Secretário de Alfabetização do MEC
No Dia Mundial da Alfabetização a UNIASSELVI lança o Projeto de Responsabilidade Social Alfabetização de Jovens e Adultos: Analfabetismo Zero. A cerimônia oficial acontece quarta-feira (8), às 19h, no canal da instituição no YouTube, e terá a participação especial de Carlos Francisco de Paula Nadalim, Secretário de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC).
A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a redução da exclusão escolar e social causada pela falta de acesso de milhões de brasileiros. Segundo informações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), cerca de 773 milhões de adultos em todo o mundo não dominam as competências básicas em escrita e leitura.
No Brasil, conforme dados mais recentes (2019) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a taxa de analfabetismo é de 6,6%. O que representa aproximadamente 200 mil pessoas. De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005/2014, que estabelece o que deve ser feito para melhorar a educação no país, a meta é que em 2024, esse índice chegue a zero.
Diante dessa realidade a UNIASSELVI acredita ser capaz de fazer a diferença na vida dos brasileiros que se encontram nessa situação, e consequentemente colaborar com melhores índices de alfabetização e escolaridade, para o desenvolvimento do país através da educação.
O evento contará com a presença do Reitor e Professor Herminio Kloch. Para ele:
“o Projeto é fundamentado na visão, missão e valores que norteiam as ações da UNIASSELVI e pretende fazer a diferença na vida desses jovens e adultos. Pois esse é o nosso compromisso na educação”.
Na ocasião, serão apresentados aos polos e unidades, os métodos, processos, e todas as etapas que fazem parte do desenvolvimento da proposta.
Conteúdo de aprendizagem
As aulas de alfabetização terão a duração de um ano. As disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) serão contempladas nos Projetos de Ensino e de Aprendizagem que compõem o material didático.
Os alunos que concluírem as atividades com pelo menos 75% de presença, e 70% de aproveitamento, receberão certificado com a carga horária de 480 horas de Curso Livre de Leitura e de Escrita, vinculado ao projeto que está sendo lançado.
Dia Mundial da Alfabetização
A data 8 de setembro foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Unesco, em 1967, com a finalidade de ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial. Por ser a base da educação, o órgão considera a instrução um direito humano fundamentado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).
O que: lançamento do Projeto de Responsabilidade Social Alfabetização de Jovens e Adultos: Analfabetismo Zero
Quando: 8/9, às 19h
Onde: UNIASSELVI no YouTube
Valor: gratuito
Leia mais notícias
Mario Sergio Cortella fala sobre a educação como inspiração para o futuro em Masterclass