- Vagas que não foram preenchidas no Fies serão ofertadas ainda este ano

14/09/2023 Educação
UNIASSELVI oferece vagas nos cursos de Graduação por meio do programa
Foto | Divulgação

Anúncio foi feito no seminário Diálogo sobre a reconstrução do Fundo

As vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que não foram preenchidas, serão ofertadas ainda este ano. O anúncio foi feito durante o seminário Diálogo sobre a reconstrução do Fies, realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes).

O Ministério da Educação (MEC) não divulgou o número de oportunidades disponíveis e nem a data exata de quando o processo irá começar. A nova chamada deverá ser destinada a alunos já matriculados em instituições de Ensino Superior.

Em nota, o MEC informou que os prazos e detalhamento das vagas remanescentes a serem ofertadas serão anunciados "tão logo sejam consolidadas todas as informações sobre esse novo processo de convocação para ocupação de vagas do Fies".

A medida faz parte de uma série de mudanças que estão em discussão na pasta por um grupo de trabalho que busca resgatar o caráter social do programa.

Quem fez a comunicação foi o diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do MEC, Alexandre Fonseca:

"A gente vai retomar as vagas remanescentes. A gente está preenchendo cerca de metade das vagas nos últimos 3, 4 anos. Descontinuaram a abertura de vagas remanescentes. A gente está trabalhando para abrir o Fies agora em setembro, no mais tardar no início de outubro".

Oportunidades remanescentes

As vagas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas no decorrer do processo seletivo regular, por desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação na contratação do financiamento, por exemplo.

Reconstrução do programa

O MEC discute atualmente uma reconstrução do Fies. O programa foi criado em 1999 e oferece financiamento a estudantes em instituições particulares de ensino a condições mais favoráveis que as de mercado.

Em breve, deve ser lançado o Fies Social, que cobrirá 100% dos custos das mensalidades em instituições privadas de Ensino Superior.

Fies na UNIASSELVI

A UNIASSELVI oferece vagas nos cursos de Graduação por meio do Fies. Para participar do programa, é preciso ter realizado o Enem e obtido nota igual ou superior a 450 pontos, além de não ter tirado zero na redação. A renda familiar bruta per capita do estudante precisa ser de até três salários mínimos.

O cronograma, as etapas e todas as informações, como as regras do Fies, ficam disponíveis no Portal Acesso Único.

 

*Com informações do MEC

 

Leia mais notícias

Artigo de alunos da UNIASSELVI é publicado em editora com pontuação máxima atribuída pela CAPES

Mantenedora da UNIASSELVI é destaque entre as maiores empresas do país

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.