- Edital para versão impressa do Enem 2022 é divulgado

29/04/2022 Enem
Provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro
Crédito | Shutterstock | Divulgação

Inscrições para o exame devem ser feitas de 10 a 21 de maio 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta sexta-feira (29), o edital para a versão imprensa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Além do cronograma o documento apresenta os procedimentos e as regras existentes para os participantes.  

As inscrições poderão ser realizadas de 10 a 21 de maio, na Página do Participante. Na edição deste ano, os candidatos poderão usar o nome social quando se inscreverem. Todos precisam informar data de nascimento e CPF. Quem escolher pela prova impressa não poderá se inscrever para a versão digital do Enem (que tem edital próprio). Além disso, não será possível alterar a opção (impresso ou digital) depois da inscrição ter sido concluída.   

O valor da taxa de inscrição, de R$ 85, deverá ser pago até 27 de maio. Participantes que obtiverem isenção da taxa de inscrição e não comparecerem às provas deverão justificar a ausência no sistema de isenção do Enem 2023, caso desejem solicitar nova isenção para exames posteriores. 

Já o resultado dos pedidos de atendimento especializado será publicado no dia 7 de junho, data em que se inicia o prazo para a apresentação de recurso (que encerra em 12 de junho). O resultado será divulgado em 22 de junho. O Inep informou também que manterá a adoção de alguns procedimentos adequados à situação de emergência em saúde pública devido a pandemia da Covid-19. 

Provas 

As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. A abertura dos portões será às 12h, e o fechamento às 13h. O início das avalições será às 13h30min. No primeiro dia de Enem, o término dos testes será às 19h e no segundo, às 18h30min. Serão quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada avaliação objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.  

No dia 13 de novembro, será realizado o exame de linguagens, códigos e redação (língua Portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia). Os estudantes terão cinco horas e 30 minutos para fazer a avalição. No segundo dia do Enem, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias, com a duração de cinco horas.  

Até o terceiro dia útil após 20 de novembro, será publicado no portal do Inep os gabaritos das questões objetivas. O participante poderá ter acesso aos resultados individuais do Enem 2022 impresso, em data ainda a ser divulgada, mediante inserção do número do CPF e da senha, na Página do Participante. 

 

*Com informações da Agência Brasil 

 

Por Redação UNIASSELVI 

 

Leia mais notícias  

Aluno da UNIASSELVI é convidado para expor no Museu do Louvre, em Paris

Canal Libras começa a ser transmitido na internet a partir desta terça-feira 

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.