- Tutora de Educação Física da UNIASSELVI é campeã do Mundial de Handebol de Cadeira de Rodas

01/11/2022 Esporte
Equipe comemorando a vitória
Fotos | Arquivo pessoal

Primeira vez que a seleção brasileira vence na categoria com reconhecimento da Federação Internacional  

Foi em Cairo, no Egito que a seleção brasileira de handebol de cadeiras de rodas conquistou a primeira vitória mundial, reconhecida pela Federação Internacional de Handebol (IHF). Com a orientação e preparação da técnica e tutora do curso de Educação Física da UNIASSELVI, Gévelyn Almeida, os paratletas conquistaram o primeiro troféu internacional da categoria. 

O adversário da final foi o time da casa, o Egito. O placar de 2 sets a 1 garantiu o pódio para os brasileiros que disputaram o Campeonato Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas Four a Side (International Handball Federation – IHF), no Cairo, no final de setembro.  

Gévelyn que treina a equipe de Balneário Camboriú (SC) há cerca de 10 anos e também é presidente do Instituto Catarinense de Esportes para Deficientes (ICED) conta o que sentiu ao ganhar o título: 

“Foi extremamente gratificante porque participar de uma competição internacional e composta por atletas de diferentes partes do país sempre tem desafios e lutas. Foram quase quatro anos de preparação e conseguir esse mundial é um êxito. Passa literalmente um filme na cabeça da gente. Não tem como não se emocionar.” 

 Ela destaca ainda, que a modalidade foi criada no Brasil, e por isso, o orgulho é ainda maior: 

“Tem um significado extremamente forte, de coração, de mente e de alma. Chega ser indescritível.” 

Gévelyn que também preside a Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas (Abrhacar), diz que existem similaridades no papel de técnica e de tutora:  

“Em ambos os casos é preciso despertar nos acadêmicos e nos paratletas o trabalho mais específico, nas suas respectivas áreas é claro. Nas duas situações eu sempre tento despertar neles a importância da diversidade, da atuação multidisciplinar. Poque as diferenças, as adaptações, a inclusão real na sociedade sempre serão necessárias em todas as áreas da vida.” 

Segundo título internacional 

Em 2013, quando ainda era somente paratleta, Gévelyn conquistou o primeiro título mundial, em Curitiba (PR). Na ocasião, além do Brasil participaram Argentina, Austrália, Bolívia, Chile, Colômbia e Uruguai. 

 

Por Redação UNIASSELVI 

 

Leia mais notícias 

Aluna da UNIASSELVI vence concurso cultural na cidade de Brusque

Mais de 500 pessoas passaram pela Feira de emprego da área de TI, na UNIASSELVI Blumenau 

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.