- 2 de abril: dia Mundial da Conscientização do Autismo

02/04/2018 Geral

Nesta segunda feira, 2 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Muito se fala, muito se escreve e muito se divulga sobre o autismo e, no entanto, boa parte das pessoas ainda não sabe ou entende exatamente do que se trata. São muitos os que também não conseguem identificar uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

É possível diagnosticar o autismo a partir de 18 meses, mas normalmente a confirmação ocorre a partir de 3 anos. Dificuldade ou mesmo falta de interação social e padrões inadequados de comportamento, com repetições que parecem não ter finalidade, são os principais sintomas. O tratamento envolve profissionais de diferentes áreas, com foco na interação social, orienta. Os medicamentos são indicados apenas para minimizar sintomas como agressividade e estereotipia.

A inclusão dos autistas nem sempre significa ensinar a criança a se socializar no mundo. "Muitas vezes a verdadeira inclusão está em alterar alguns aspectos do ambiente, consequentemente do mundo daquela pessoa, para que seja possível que ela se comunique. Para praticar a verdadeira inclusão, nós é que temos de aprender a ouvi-los.

Não foi à toa que a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day), desde 2008. Este é o décimoo ano do evento mundial, que pede mais atenção ao transtorno do espectro autista.

Informações: Onu BR, Grupo Folha de Comunicação. 

Para abordar um pouco mais sobre este tema tão importante, o 1º Seminário de Sensibilização do autismoS acontecerá em Blumenau no próximo dia 25. Encontro terá como destaque especialista da Holanda para falar sobre o TEA, e contará com uma atividade de imersão proporcionando aos presentes, sentir na pele as sensações de um autista.

Serviço
1º Seminário de Sensibilização do Autismo - 25 de abril (quarta-feira), a partir das 19h, no Teatro Michelangelo (R. Eng. Udo Deeke, 531 - Salto Norte, Blumenau - SC, 89065-100). Ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia entrada).

Informações: http://autismos.com.br


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.