Acadêmica da UNIASSELVI fala sobre surdez para professores de escola estadual
No dia 18 de julho (quarta-feira), Débora Kloch, acadêmica de Design-Moda da UNIASSELVI falou sobre sua experiência como acadêmica surda para professores do Colégio Estadual Guilherme André Dalri, em Salete/SC.
Débora e os pais relataram as situações que instigaram os professores à reflexão, circunstâncias que envolveram não só a aprendizagem, mas autoestima. Os pais tiveram um impacto importantíssimo em toda a sua trajetória.
A conversa, destinada para professores, teve como objetivo principal sensibilizar os educadores a incluir alunos com surdez no cotidiano pedagógico, considerando o seu contexto de mundo.
Para Patrícia Cesário Pereira Offial, coordenadora do curso de Educação Especial da UNIASSELVI, “Débora conduziu o depoimento com tanta sensibilidade que nos fez sentir junto com ela os enfrentamentos de alguém com surdez. Foi fundamental o relato das estratégias que favoreceram sua superação. ”
No relato de Debora, foi possível perceber que a família foi o pilar principal para chegar onde está. A escola teve seu papel, mas a verdadeira inclusão ainda é um desafio. Os professores participaram trazendo questionamentos, o que tornou este momento valioso para prática pedagógica.
A ideia é replicar o bate-papo para demais escolas e municípios.