- Acadêmicos do 5º semestre de Engenharia Elétrica da UNIASSELVI Brusque constroem Medidor Universal

11/07/2018 Geral

Os alunos do 5º semestre de Engenharia Elétrica da UNIASSELVI Brusque, orientados pelo professor Evandro Weingartner, construíram um Medidor Universal  no Laboratório de Eletricidade e Eletrônica da Instituição.

Para construção, os alunos precisaram realizar vários ensaios. Estes ensaios abrangeram testes de componentes eletrônicos com multímetro (componentes como diodos, capacitores, Leds e transistores), montagem de diversos circuitos retificadores (meia-onda e onda completa) em protoboard. 

Nestes primeiros experimentos sua alimentação foi feita através de um gerador de funções e a medições feita com o osciloscópio. Também foi testado um circuito integrado regulador de tensão. E com os transistores foram montados os circuitos Multivibrador Astável e Pré-amplificador de CA (Corrente Alternada).

Todas estas práticas se fizeram necessárias para que os alunos abtivessem conhecimentos e habilidades necessárias para montarem um  Medidor Universal.  Para a construção do medidor se fez necessário a realização de ensaios,  para a identificação e testes de componentes eletrônicos com multímetro, (componentes como CIs, displays, capacitores e resistores). Os alunos ainda tiveram treinamento em soldagem dos componentes em placa padrão de circuito impresso.

Utilizou-se uma fonte CC  (Corrente Contínua) ajustável,  e as medições foram feitas com multímetro para aferição e calibração do circuito do projeto.

Ao final, procedeu-se ao teste de polarização de sensores NTC e LDR de modo a transformá-lo em um termômetro e em um luxímetro.

O objetivo deste trabalho é que o acadêmico obtenha conhecimento sustentado na teoria e comparando-o com a prática. 

Conheça o curso de Engenharia Elétrica da UNIASSELVI clicando aqui


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.