- Biomedicina e Radiologia: acadêmicos <br>realizam primeira prática em laboratório

11/09/2019 Geral

Na última sexta-feira, 6 de setembro, os acadêmicos dos cursos de Biomedicina e Radiologia, da modalidade a distância, na UNIASSELVI Polo Indaial – Vitória Régia, realizaram uma atividade prática em laboratório envolvendo a disciplina de Bioquímica Básica e Metabolismo.

A atividade, mediada pela tutora Nathielli Nayara Pauleti, teve como objetivo o reconhecimento e utilização, por parte dos alunos, dos principais materiais de laboratório; a diferenciação das vidrarias e equipamentos laboratoriais; e a execução correta da técnica de pipetagem.

No início da aula, a tutora orientou os alunos quanto ao uso dos equipamentos de proteção individual – jaleco, óculos de proteção, touca e luvas –, os momentos de utilização e sua importância.

Em seguida, a tutora deu início às práticas seguindo o Manual de Aulas Práticas, por ela desenvolvido. No dia, de acordo com o Manual, os acadêmicos desenvolveram a Prática 1 – Rotinas de laboratório: principais materiais utilizados no laboratório e técnicas de pipetagem. Os alunos puderam diferenciar os utensílios utilizados para conter e medir volumes e os utensílios de uso limitado (auxiliares), que estavam à disposição no polo de apoio presencial. Eles receberam os conceitos dos materiais impressos e identificaram cada um deles, acompanhados pela tutora.

A segunda parte da aula prática foi destinada à realização da técnica de pipetagem. Para isso, foram utilizados materiais como pipeta graduada de 2ml; pipeta graduada de 5ml; pipeta graduada de 10ml; pipetador automático 1000ul e ponteira; Becker de 300ml; Becker de 500mL; pera; reagentes – água destilada e solução colorida (corante alimentício).

A tutora orientou os alunos sobre o uso da pera e do pipetador automático. Eles foram divididos em três grupos e iniciaram, então, a prática.

Quer saber mais sobre os cursos? Clique aqui!


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.