Evite sair de casa. Fale diretamente com seu Polo UNIASSELVI pelo WhatsApp. Clique aqui e fale com a gente!

Notícias - Geral

Cinco dicas simples para gerenciar o tempo

13/02/2017   Geral

Dividir o tempo entre trabalho, estudos e lazer nem sempre é uma tarefa fácil. Pelo contrário, há momentos que não conseguimos conciliar as três atividades e acabamos nos prejudicando. Por isso, separamos cinco dicas simples para ajudá-lo a gerenciar melhor o tempo e aumentar a produtividade no trabalho, nos estudos e em sua vida pessoal. Confira:

1. Faça uma lista

Liste suas tarefas e organize-as conforme sua importância ou urgência. Depois, respeite sua lista para cumprir suas obrigações. Assim, você conseguirá até mesmo calcular o tempo gasto com cada atividade e planejar o seu dia a dia para finalizar tudo com o máximo de aproveitamento. Vale lembrar que há diversos aplicativos e ferramentas na internet que podem ajudá-lo nessa organização.

2. Estipule prazos

Quando você tiver uma lista com todas as suas tarefas, estipule um prazo para terminá-las. E, claro, respeite esses prazos. Assim, será possível evitar a procrastinação e o acúmulo de atividades ao longo do dia, o que prejudicaria seu tempo livre e horas de lazer.

3. Evite ficar preso em uma atividade só

Empacou em uma tarefa e não consegue sair do lugar? Pule para a próxima. Perder muito tempo quebrando a cabeça com uma atividade que não rende também poderá causar o acúmulo de obrigações. Enquanto não consegue ter uma solução para continuar com a tarefa, faça as outras atividades necessárias. Em algum momento, você poderá voltar para a tarefa anterior com a cabeça limpa e livre para pensar em novas soluções.

4. Alimente-se bem

Nosso cérebro não consegue se concentrar se estivermos com fome. Por isso, mantenha-se bem alimentado. Uma sugestão é comer comidas saudáveis e de fácil digestão. Assim, seu corpo preservará mais energia para o seu cérebro do que para o seu estômago.

5. Conheça seus momentos mais produtivos

Todo mundo tem um relógio biológico. Tente entender o seu para organizar o dia conforme o corpo permite. Com isso, você pode aproveitar os horários em que é mais produtivo para fazer as atividades que exigem maior concentração e são mais importantes. Já nos momentos de improdutividade, você pode usar para o lazer ou alguma atividade diferenciada.

Lembre-se: adotar hábitos no seu dia a dia pode fazer a diferença em sua vida pessoal e profissional, evitando os atrasos e a ansiedade excessiva. Por isso, faça o possível para organizar as tarefas e aproveitar ao máximo o seu tempo.

 

Imagem: Designed by Onlyyouqj / Freepik