Dia Mundial da Fotografia: projeto acadêmico retrata sentimentos em e-book

19/08/2024 Geral
Uma das imagens que compõem o trabalho
Foto | Djonatan Felipe Adami

Obra também teve como inspiração a modalidade EAD

“Transbordar em si tudo o que uma imagem pode lhe contar”, este é o objetivo e começo da introdução textual do projeto feito por 11 alunos de Publicidade e Propaganda da UNIASSELVI. O e-book Olhares | A evolução do ser, através da percepção humana, foi lançado no fim do semestre 2024/1 e retrata por meio de fotos a alegria, o amor, a nostalgia, a surpresa, a calma/tranquilidade e a paz.

A ideia surgiu com Jardel Ferreira Mendonça, estudante do 5° semestre e morador de Novo Hamburgo (RS). Ele sempre gostou de engajar as pessoas no universo das sensações que as fotografias podem proporcionar. Foi durante uma aula com a tutora Isabella Andrade Santana que a semente brotou:

“A Isabella perguntou se tinha algum fotografo na turma e eu me apresentei. Isso se desdobrou em uma aula bate-papo. Acabei fazendo uma apresentação que mostrava grandes fotógrafos e suas incríveis fotos, sempre mencionando o que a foto pode causar na gente. Não consigo imaginar o mundo sem fotografia!”.

Ele conta que sempre ficou imaginando como contribuir para o dinamismo nas aulas e o fato de os colegas do EAD estarem distribuídos em cidades do Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC) inspirou ainda mais a criação.

As 39 páginas tiveram a participação dos acadêmicos Ana Caroline Flores dos Santos (Picada Café (RS), Anna Malena da Silva (Saquarema (RJ), André Lucas Barbosa (Blumenau (SC), Bruna Quiroz Schardosim (Porto Alegre (RS), Djonatan Felipe Adami (Indaial (SC), Giovana Costa (Itajaí (SC), Gisieli Pereira (Tabaí (RS), Jaqueline Alexia Freddo (Tangará (SC), Maria Eduarda da Silva Pereira (Florianópolis/SC) e Tayane Gleice Alves Oliveira (Blumenau (SC).

Isabella destaca as possibilidades que o EAD proporciona aos graduandos:

“A gente sempre teve o desafio de otimizar as aulas das disciplinas de fotografia. Eu convido grandes fotógrafos para participarem e conversarem com os alunos, mas desta vez foi ainda mais especial, pois o perfil que eu sempre busco estava entre os graduandos. É muito rico poder reunir diferentes olhares de diferentes culturas”.

Observar com consciência

A principal intenção é que os leitores consigam “sentir, olhar, apreciar e estar”. Conforme ressalta Jardel:

“A ideia é inspirar as pessoas, para que elas inspirem outras e assim a gente faça do nosso mundo um lugar melhor para se viver”.

O e-book está disponível neste link.

 

Por Redação UNIASSELVI

 

Leia mais notícias

Pela 7ª vez, UNIASSELVI é a marca mais lembrada em EAD

Gastos globais com TI devem ultrapassar US$ 5 trilhões em 2024


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa