- Indaial: Acadêmicos de Biomedicina e Radiologia extraem DNA de morangos

27/09/2019 Geral

Na última quarta-feira (25), os acadêmicos dos cursos EAD de Biomedicina e Radiologia da UNIASSELVI Polo Indaial – Vitória Régia realizaram mais uma aula prática envolvendo a disciplina de Bioquímica Básica e Metabolismo, acompanhados pela tutora Nathielli Nayara Pauleti.

A prática realizada pelos acadêmicos foi a número 11 do Manual de Práticas: Ácidos Nucleicos – extração do DNA do morango.

A atividade tinha como objetivos:
 

  1. Observar o aspecto da molécula de DNA;
  2. Compreender a técnica de extração do DNA.
     

Os ácidos nucléicos são assim chamados por seu caráter ácido e por terem sido originalmente descobertos no núcleo das células. A partir da década de 40, os ácidos nucleicos passaram a ser intensivamente estudados, pois se descobriu que eles formam os genes responsáveis pela herança biológica. Todos os seres vivos possuem na sua informação genética os ácidos nucléicos, DNA ou RNA, sendo que a maioria possui os dois tipos de ácidos no interior de suas células. Na aula, os acadêmicos extraíram o DNA do morango, portanto, um DNA de célula vegetal.

Materiais utilizados: saco plástico (tipo ziplock), peneira, béquer, palitos de churrasco, morangos, cloreto de sódio, detergente, etanol (gelado), água destilada (morna).

O procedimento:

Os morangos foram colocados dentro do saco plástico, vedados e amassados. Depois de bem amassados, o conteúdo foi transferido para um béquer. Nsse béquer, adicionou-se o cloreto de sódio, o detergente e cerca de 125 e 150 ml de água morna. Os reagentes foram misturados cuidadosamente por cerca de 5 minutos. Com o auxílio de uma peneira, a mistura foi coada em um segundo béquer. A essa solução adicionou-se cerca de 200 ml de etanol gelado (até observar o aparecimento de um precipitado, gelatinoso, no recipiente). A mistura permaneceu em repouso por alguns minutos, até que fosse observada uma completa separação de fases. Por fim, com o auxílio do palito de madeira, o precipitado da mistura foi ‘pescado’ e transferido para um béquer.

Ao fim, os acadêmicos socializaram os resultados da atividade.

Quer saber mais sobre os cursos de Biomedicina e Radiologia da UNIASSELVI? Clique aqui!


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.