- O diploma EAD tem a mesma validade que o diploma de um curso presencial?

17/02/2017 Geral

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), todo diploma de nível superior tem a mesma validade, independentemente de o curso ser ofertado na modalidade presencial ou a distância (EAD). Ou seja, o diploma de um curso de graduação EAD é válido assim como de um curso presencial e pode ser usado para a conquista de um emprego que exija nível superior, prestação de concurso público ou iniciar uma pós-graduação.

Os diplomas têm igual validade pois o MEC utiliza rigorosos critérios para avaliar instituições de ensino e cursos de nível superior. Para continuar ofertando uma graduação, tanto presencial como a distância, a instituição precisa ter uma boa avaliação do MEC nos seguintes indicadores: Conceito Preliminar do Curso (CPC), Conceito de Curso (CC) e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

No Conceito Preliminar de Curso, o Ministério da Educação avalia o quadro de professores, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos do curso. No Conceito de Curso, o MEC realiza uma avaliação presencial, com foco para a área pedagógica, docente, infraestrutura e atendimento aos requisitos legais e normativos. Por fim, o ENADE é uma avalição realizada por estudantes do ensino superior, que serve para indicar o rendimento acadêmico em relação às habilidades e competências necessárias para exercer a profissão. Todos os indicadores servem para que o MEC identifique a qualidade mínima esperada de um curso e o reconheça caso seja bem avaliado.

Contudo, um curso de graduação a distância (EAD) tem o mesmo diploma de um curso presencial, pois passa pelos mesmos critérios de avaliação do Ministério da Educação (MEC) para ser reconhecido. Assim, não importa em qual modalidade de ensino o estudante opte cursar, o que vale é o reconhecimento do curso e da instituição que o oferta.


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.