- Polo UNIASSELVI Chapada realiza evento online com tema Setembro Azul

28/09/2020 Geral

Na noite da última quarta-feira, 23/09, o polo UNIASSELVI Chapada, em Manaus, realizou um evento através do Youtube onde abordou o tema “Setembro Azul: O surdo e a Libras no ensino superior em Manaus”.

A temática corrobora com o mês comemorativo dos surdos e de toda comunidade surda, internacional e brasileira, relembramos momentos históricos que marcaram suas trajetórias, como o Congresso de Milão de 1880, que impôs o método de ensino Oralista e proibiu o uso da língua de sinais, e também a fundação do INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, no Rio de Janeiro ( RJ). Através de movimentos como este, percebemos muitas conquistas vindas da Lei de Libras nº 10.436/2002, que reconheceu a Libras, instituiu a disciplina de Libras no Ensino superior nas licenciaturas e no curso de Fonoaudiologia e a profissão do intérprete, além de outras garantias para os Surdos.

Na organização do evento, o intérprete institucional João Batista e a Tutora externa do Letras – Libras Nara Neiva Araújo C. de Sousa, com apoio da instituição, uniram-se para divulgar essa temática, reconhecendo os sujeitos envolvidos no processo.

Duas alunas surdas relataram sua experiência na vida universitária, Tainá Lima, finalista do curso Ciências Biológicas e Cleydiane Cardeal, finalista do curso Letras – Libras com o tema: “Os surdos no Ensino superior – Relato de experiência na Uniasselvi Polo Manaus/Chapada”.

O intérprete e especialista em Libras, Gabriel Almeida trouxe a experiência no acompanhamento de surdos com a palestra: “O Intérprete de Libras no contexto do ensino superior”, falou sobre a necessidade de pessoas formadas na área, de políticas públicas que garantam acessibilidade linguística ao surdo e organizações que lutem por melhorias trabalhistas e profissionais.

E, para encerrar a noite, a presença do Professor Eduardo Figueira, Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Latina. Formado em Pedagogia (UNINORTE) e Letras Libras (UFAM), refletiu sobre a Libras em Manaus com a temática: “Onomástica: as toponímias das praças do centro histórico de Manaus em Libras”. Foram apresentados aspectos da construção dos léxicos e sociolinguísticos dos sinais na capital do Amazonas.

Para além disto, o intuito na elaboração do projeto e no convite aos palestrantes, foi divulgar a formação acadêmica do surdo, do intérprete e discutir a Libras em Manaus, assim desejando estimular o ingresso de surdos na universidade, a formação de profissionais em diversas áreas, ainda, refletir a estrutura e uso da língua de sinais.


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.