- UNIASSELVI Gaspar participa de Programa GasparPRO

27/08/2018 Geral

 Na ultima quinta-feira, dia 23, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo e o Fórum das entidades promoveram o encontro GasparPRO, onde foram debatidos os “Desafios da Qualificação de Mão de Obra”.

 O encontro aconteceu na Sociedade Cultural Recreativa Alvorada, localizada na rua Coronel Aristiliano Ramos, 72, Bairro Centro. O evento foi realizado em forma de painel, onde foram tratados os seguintes temas:

- Educação Continuada;

- Educação Digital;

- Mão de Obra diante do cenário econômico atual;

- Transpor limites geográficos e temporais na busca da qualificação;

- Qualificação Profissional para o Desenvolvimento Sustentável;

- Inserção do jovem no mundo do trabalho;

O objetivo do evento foi levantar as demandas para transpor os desafios existentes hoje na questão da qualificação e, com isso, programar as próximas ações. Contou com aproximadamente cinquenta empresas, representadas por seus gestores de RH, que puderam aproveitar a oportunidade para debater os grandes desafios que tem encontrado quanto a qualificação de mão de obra, durante o processo de recrutamento e seleção das empresas.

Sobre o GasparPRO

GasparPRO foi o nome escolhido para o projeto que teve início com o encontro realizado no ultimo dia 23. O programa surgiu da dificuldade dos empresários em encontrar mão de obra qualificada no município. Mesmo com capacitações disponíveis, falta a participação efetiva. O programa busca estimular a procura por essa qualificação. Os encontros fomentam a discussão entre a classe empresarial e a instituições de ensino, para que possam chegar a possíveis soluções a partir da demanda identificada.

 Para o assessor de desenvolvimento econômico Eduardo Schnaider Pedrini o GasparPRO é um projeto inédito no município e acredita ser um passo importante para o desenvolvimento da cidade. “Diariamente nos deparamos com empresários com dificuldade de encontrar profissionais qualificados e, no contraponto, nos deparamos com muitos cidadãos precisando de uma oportunidade, porem não conseguem por falta de uma qualificação adequada”, explica. “Cremos que o grande resultado será a aproximação das partes envolvidas e a mudança de cultura, com o entendimento da importância e os resultados que podemos ter com a qualificação da mão de obra”, completa o assessor.

Para a coordenadora do Polo da UNIASSELVI de Gaspar, Profª Simone Dalbosco, "o projeto é importante para o município, pois a mão de obra qualificada se tornará um atrativo para novos investimentos locais, melhorando o resultado das empresas gerando assim oportunidades para os cidadãos, como melhores empregos e aumento da renda."

Presente no evento, a gerente de RH da Círculo, Rosane Melo, lembra que a falta de mão de obra acontece em todo o país e que a situação não é exclusiva de Gaspar. Segundo ela, a empresa possui certa dificuldade para encontrar colaboradores qualificados para funções mais técnicas. “O que fazemos, então, é trazer alguém para capacitar esse funcionário dentro da empresa”, diz. A coordenadora de RH da Plasvale, Miriam Pacheco, também revela a dificuldade enfrentada pela empresa. “A falta de qualificação é um problema que também nos atinge e acabamos tendo que recorrer a municípios vizinhos para encontrar estes colaboradores”, afirma. Por isso, ela elogiou a iniciativa do encontro. “É interessante que as pessoas da cidade se qualifiquem. Que elas tenham este interesse, mas que também tenham oportunidades para isso”, ressalta. 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.