- UNIASSELVI Indaial abraça a causa 'Outubro Rosa'

29/10/2019 Geral

Em Indaial, colaboradores, professores, tutores e acadêmicos vestiram-se em prol da causa ‘Outubro Rosa’. A UNIASSELVI Indaial – Vitória Régia convidou a todos para vestirem peças de cor rosa durante uma semana, como forma de apoiar a causa debatida durante o mês e estimular a conscientização. A atividade partiu de uma iniciativa do Grupo Focal da unidade, nomeado ‘Missão Possível’. A cor rosa faz parte do movimento que visa conscientizar mulheres e homens no mundo todo sobre a prevenção do câncer de mama através do diagnóstico precoce. O nome remete a cor do laço, que é o símbolo da campanha.

Vamos falar sobre o câncer de mama?

→ O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais na mama. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma. O câncer de mama também acomete homens, no entanto, os casos são mais raros (1% dos casos, apenas).

→ O que aumenta o risco? A idade é um dos mais importantes fatores de risco, principalmente mulheres acima dos 50 anos. Outros fatores que estão envolvidos no desenvolvimento do câncer são: obesidade, sedentarismo, consumo de bebidas alcóolicas, exposição frequente a radiação ionizantes e substâncias cancerígenas, uso de contraceptivos hormonais sintéticos, primeira gravidez após os 30 anos ou não ter tido filhos. Alguns fatores genéticos hereditários também estão envolvidos, como histórico familiar de câncer de mama em parentes próximos e alteração em alguns genes.

→ O câncer de mama de caráter genético hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total dos casos. Isso demonstra a importância dos fatores ambientais ligados ao desenvolvimento desse tipo de câncer. Ou seja: 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de HÁBITOS SAUDÁVEIS.

→ Como prevenir? Prática de exercícios físicos, alimentar-se de forma saudável; manter um peso adequado; evitar consumo de bebidas alcóolicas; amamentar (sim! Amamentar é um fator protetivo contra o câncer de mama); evitar uso de hormônios sintéticos.

→ Quando devo ficar atenta? Mulheres devem fazer o autoexame regularmente para conhecer o próprio corpo e conseguir identificar alguns sinais. ATENÇÃO: o autoexame não substitui a consulta médica regular. Sinais e sintomas: nódulo (caroço) fixo e indolor; pele da mama avermelhada retraída ou mudanças de textura (casca de laranja); alteração no mamilo, pequenos nódulos nas axilas e pescoço; saída espontânea de líquidos pelos mamilos. Esses sinais devem ser sempre investigados e analisados por um médico de sua confiança.

→ O câncer de mama detectado em fases iniciais aumenta a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórios.

→ Conheça seu corpo, o que é normal e o que não é. A maior parte dos cânceres de mama são descobertos pelas próprias mulheres.

→  Mulheres a partir dos 40 anos podem iniciar o rastreio com a mamografia pelo SUS, a cada dois anos. A mamografia é capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas.

→ Adote hábitos saudáveis, conheça seu corpo e frequente seu médico regularmente.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.