- UNIASSELVI Indaial: Alexandre José fala sobre o desafio do Jornalismo na era digital

23/05/2019 Geral

No dia 20 de maio, segunda-feira, a UNIASSELVI Indaial recebeu a ilustre visita do jornalista Alexandre José. Em uma conversa com os acadêmicos do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Alexandre comentou sobre os desafios que o jornalismo enfrenta na era digital.

Com vasta experiência em comunicação, Alexandre iniciou sua trajetória em 1987, na rádio Blumenau. Em 1990, passou pela rádio Nereu Ramos, que foi sua grande escola, onde trabalhou como repórter, programador musical, operador de áudio e até como apresentador. Trabalhou, ainda, nas rádios Clube Blumenau e Menina FM. Atua, desde 2005, na Rede Guararema de rádios – hoje a Massa FM –, onde implantou o jornalismo. Na TV fechada, apresentou o programa “Blumenau Urgente” na TV GALEGA.

Na TV aberta, fez parte da equipe que iniciou o jornalismo regional do SBT da rede SC, em Blumenau, no ano de 2004, que, posteriormente, tornou-se a RICTV, transmitindo a programação da Rede Record. Esteve à frente do principal produto da emissora, como âncora, durante 14 anos: o SBT Meio Dia e o Programa Balanço Geral. Em 2009, alcançou o primeiro lugar na pesquisa IBOPE, desbancando a emissora que, durante 30 anos, liderou a audiência na região. Desde 2018, Alexandre José faz parte da mídia digital com seu portal de notícias alexandrejose.com. De segunda a sexta-feira, apresenta o programa “Microfone Aberto” na Massa FM de Blumenau.

O professor e publicitário Valério Alves, que ministra a disciplina de Criação e Produção Publicitária em RTV aos alunos, foi o responsável pela organização do evento. Participaram, também, os acadêmicos da disciplina de Teoria e Técnica em Publicidade e Propaganda, sob responsabilidade da professora Anelise Matheus Moretti. Os alunos de Direito Constitucional, acompanhados pelo professor Ricardo Augusto Herzl, também marcaram presença. A locutora Verônica Moser, monitora do laboratório de rádio do curso, apresentou o convidado.

Para a acadêmica Jéssica Milena Steffen, “o jornalista que não tem medo de expor a verdade e sua opinião, sem comodismo busca a resolução dos problemas”. A acadêmica Alexcia de Souza Machado apontou que “a internet é uma ferramenta ainda em crescimento, por isso, é importante repassar notícias, reportagens e um jornalismo de qualidade, independentemente da plataforma”.

O professor e coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda, Deivi Oliari, avaliou o evento: “Foi gratificante receber em nossa instituição um profissional tão renomado para interagir com nossos acadêmicos, apresentando a realidade da internet nos dias atuais. Devemos sempre aproximar o mercado da academia e construir conexões entre acadêmicos e profissionais. Afinal, o objetivo do curso é construir a união entre acadêmicos, professores, coordenação, funcionários do curso e o mercado. O sucesso é uma consequência”.

Conheça mais sobre o curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UNIASSELVI clicando aqui.


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.