Dia da Libras: uma história de amor e educação

24/04/2024 Inclusão
Atualmente eles estão 16 anos casados
Foto | Arquivo pessoal

Necessidade de se comunicar com a namorada fez Marcos Samuel se tornar intérprete e tutor

A UNIASSELVI tem mais de 200 alunos surdos, entre eles, se destaca a história de Andreia Rodrigues Borges, 37 anos - que tem surdez bilateral profunda -, e Marcos Samuel Cardoso, ouvinte, 41 anos. A aluna do curso de licenciatura em Letras-Libras e o tutor da mesma Graduação e também de bacharelado se conheceram na adolescência, quando ela tinha 16, e ele, 18 anos. Nessa época, eles não imaginavam que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) impulsionaria a união.

Hoje, com 16 anos de casados, eles recordam dos primeiros contatos feitos por meio da escrita na Associação de Pais e Amigos (APAE), em Janaúba/MG. Contudo, junto com o namoro, começou também uma jornada no universo da Libras para Marcos, conforme ele explica:

“Primeiro, fiz curso básico de Libras, depois intermediário, avançado, conversação e proficiência. Em 2014, passei na prova do Prolibras e, assim que abriu a primeira turma de Letras-Libras (licenciatura) na UNIASSELVI, ingressei no curso, terminei a Graduação e, agora, estou terminando o bacharelado”.

Cardoso conta que o coordenador do Polo Janaúba percebeu a aptidão e facilidade que o estudante tinha com os sinais e o convidou para ser tutor em uma turma semipresencial do mesmo curso. Hoje, ele dá suporte aos graduandos nos cursos da UNIASSELVI em Pedagogia, Educação Especial e Letras-Libras. E completa:

“Cheguei a ser tutor da minha esposa, pois ela estuda na UNIASSELVI. A primeira turma semipresencial da qual eu fui tutor se formou no semestre passado. Foi quando ganhei o prêmio de melhor desempenho como tutor”.

Segundo Marcos, o conselho passado por ele para os alunos é que, se possível, eles façam as duas Graduações, tanto Letras-Libras licenciatura quanto o bacharelado, e explica o motivo:

“Porque o mercado está crescendo e a gente não sabe qual é o público que a gente vai atender, sem falar que conhecimento nunca é demais”.

Como aluna, Andreia acredita que modelo de ensino EAD proporciona muitos benefícios aos graduandos:

“Um curso à distância de nível superior pode oferecer diversas vantagens para uma pessoa surda. Primeiramente, a flexibilidade dos horários permite que o aluno possa se organizar de acordo com as suas necessidades e rotina. Além disso, a possibilidade de acessar materiais on-line que têm recursos de acessibilidade para os surdos, como legendas e tradução para Libras. Outra vantagem é a oportunidade de participar de discussões e interações por escrito, o que pode ser mais confortável para alguns surdos”.

Estrutura para alunos surdos

Ana Clarisse Alencar Barbosa, coordenadora dos cursos de Letras-Libras Licenciatura e Bacharelado e também doNúcleo de Apoio Psicopedagógico (NUAP) da UNIASSELVI, explica que a instituição oferece diversos recursos para melhor atender aos alunos surdos:

“A UNIASSELVI oferece apoio psicopedagógico e educacional aos atores pedagógicos e acadêmicos da Instituição, fornecendo-lhes instrumentos que promovam o processo de ensino e de aprendizagem, a inclusão e a permanência acadêmica. Temos tutores especialistas em Libras e deficiência auditiva/surdez. Também disponibilizamos intérpretes de Libras para os encontros presenciais e virtuais”.

Toda a navegação no portal da UNIASSELVI pode ser feita com a ferramenta VLibras, que traduz conteúdos de texto e áudio em português para a linguagem de sinais. Conforme Ana, também são oferecidos:

  • Kits pedagógicos interpretados em Libras e legendados em Língua Portuguesa;
  • Laboratórios virtuais com atividades de estudos e simulação com práticas de atividades em Libras;
  • Avaliação final no polo monitorada com a mediação de um profissional tradutor intérprete de Libras e Língua Portuguesa (Tilsp);
  • Aplicativo LeoAPP, com recursos de acessibilidade;
  • Realização do Simpósio de Difusão da Cultura Surda, com participação efetiva da comunidade surda;
  • Turmas bilíngues com alunos e tutores surdos;
  • Trilhas de Aprendizagem com ações interativas e acessíveis como: Vlibras, Ícone para aumentar a fonte, e botão que direciona para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e para chatBot.

 

Por Redação UNIASSELVI

 

Leia mais notícias

UNIASSELVI oferece oportunidade de intercâmbio na Espanha

UNIASSELVI Blumenau celebra Dia da Família na Escola com ações gratuitas de saúde


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa