- TEA e os caminhos educacionais inclusivos: A importância da Integração Sensorial é debatida no 4° Simpósio Internacional AutismoS

06/11/2023 Inclusão
Todos podem participar
Arte | Divulgação

Evento é realizado pela UNIASSELVI e pela ONDA-AutismoS

De acordo com Centro de Controle de Prevenção e Doenças (CDC), referência mundial sobre prevalência do Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos Estados Unidos uma em cada 36 crianças de oito anos são autistas. No Brasil, não há números da prevalência sobre TEA, mas, conforme entidades, baseando-se nesses dados, o número de autistas no país pode chegar a 5,95 milhões. Para colaborar com o avanço na compreensão sobre o TEA e permitir que acadêmicos e a população em geral tenham acesso a uma perspectiva global sobre o assunto, na quarta-feira (8) acontece o 4º Simpósio Internacional AutismoS.

Realizado em parceria pela UNIASSELVI e ONDA-AutismoS, o tema da edição deste ano é TEA e os caminhos educacionais inclusivos: A importância da Integração Sensorial. O evento será on-line, gratuito e certificado, e transmitido a partir das 19h pelo canal da UNIASSELVI no YouTube.

A palestra de abertura será com a convidada Dra. Teresa A. May-Bensons, Terapeuta Ocupacional praticante no
OTA The Koomar Center, um centro do estado do Massachusetts, nos EUA, que presta serviços de terapia ocupacional e terapia da fala e linguagem de alta qualidade. Ela é pesquisadora na área de integração sensorial, em teoria e intervenção de integração sensorial e autora de capítulos de livros e artigos sobre práxis e integração sensorial.
Seu doutorado tem como tese a práxis ideacional.

Programação

19h | Abertura

19h15min | Palestra internacional: A Importância da Integração Sensorial | Dra. Teresa A. May-Benson (EUA)

20h30min | Integração no chat

20h45min | Salas Temáticas:

Sala 1 | Laboratório Sensorial com a Terapeuta Ocupacional especialista em Desenvolvimento Infantil e Autismo, Fabíola Costa, Integrante do Conselho de Profissionais da ONDA-AutismoS; Educadora Parental e Sócia-fundadora da Casa Afeto.

Sala 2 | Autismo e Processamento Sensorial - Organização da sensação da experiência neurodivergente com o Terapeuta Ocupacional Luís Fernando Bevilacqua Meireles, Conselheiro Estadual ONDA-AutismoS/SC.

Sala 3 | Alimentação e Integração Sensorial com a Terapeuta Ocupacional especialista em Saúde Mental, Educação Especial e Terapia da Mão, Thaís Caroline Pereira, Integrante do Conselho de Profissionais da ONDA-AutismoS.

Sala 4 | A Inclusão do Estudante Autista na Universidade - Reflexões sobre a sensorialidade com a Fonoaudióloga, Integrante do Conselho de Profissionais da ONDA-AutismoS, Prof. Adjunta da UFG; coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da FE/UFG; autora do livro Autistas e os espaços Escolares Adaptados, Ana Flávia Teodoro.

Sala 5 | Dúvidas Frequentes sobre TEA, com Juliane Santa Maria e Fábio Cordeiro da ONDA-AutismoS

21h30min | Encerramento

Canal de informações

Em outubro, a UNIASSELVI e a ONDA-AutismoS lançaram o canal de informações gratuitas, Radar AutismoS, uma newsletter que compartilha conteúdos relevantes e atuais sobre TEA.

Graduação no campo

A partir de 2024/1, a UNIASSELVI vai disponibilizar o curso superior Tecnólogo em Acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista. A Graduação tem quatro semestres de duração e capacita os graduandos para prestarem todo o suporte necessário às pessoas autistas em locais como: instituições de ensino, clínicas, lugares multidisciplinares e outros ambientes que preveem esse tipo de apoio.

O curso é voltado para qualquer pessoa que tenha interesse em se aprofundar no TEA e atuar profissionalmente no acompanhamento de pessoas autistas. Um exemplo de atividade é a mediação em sala de aula entre aluno e professor, quando esse professor não tiver a devida capacitação para necessidades educativas especiais. Por isso, pode ser uma valiosa segunda Graduação para o currículo de docentes.

Sobre a ONDA-AutismoS

A Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (ONDA-AutismoS) é uma entidade de caráter social que tem como principal objetivo propagar conhecimento sobre o TEA e aprimorar a qualidade de vida das pessoas autistas, defendendo seus direitos através do planejamento e da execução de ações, cuja finalidade é proporcionar maior segurança e bem-estar a essa comunidade. Atualmente, é a maior Organização Nacional pelos Direitos dos Autistas, alcançando mais de 24 estados e impactando mais de 102 cidades.

Serviço

O que: 4º Simpósio Internacional AutismoS

Quando: 8/11, às 19h

Onde: UNIASSELVI no YouTube

Valor: gratuito

 

Por Redação UNIASSELVI

 

Leia mais notícias

UNIASSELVI tem mais de 270 polos com laboratórios completos distribuídos por todas as regiões do Brasil

UNIASSELVI abre processo seletivo dos cursos presenciais para 2024/1

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.