-
Foto | Divulgação
Projeto é realizado dentro do curso de Graduação em Letras-libras
Todos os dias precisamos nos comunicar. Mesmo que seja o mínimo necessário, em casa, no trabalho ou durante um lazer. Por isso, a UNIASSELVI oferece duas turmas bilíngues, no curso de Graduação Letras-libras por meio do Projeto Inclusão Atitudinal e Pedagógica do Surdo.
Atualmente ao todo, a UNIASSEVI tem cerca de mil acadêmicos surdos com diferentes níveis de deficiência (leve, moderado, severo e profundo). Por isso, é importante eles estarem inseridos em turmas bilíngues e não somente em grupos regulares. Desta forma, os alunos têm total proveito dos ensinamentos.
Para a Professora e Pró-reitora de ensino a distância (EAD), Neuzi Schotten, a iniciativa é “inovadora”. O objetivo é que ainda em 2023, a ação seja ampliada para outros cursos, devido a procura por parte dos estudantes.
Desta forma, são formadas turmas puras em que tiverem três ou mais graduandos surdos. No quadro docente, a instituição possui 12 tutores externos surdos que ministram disciplinas no 3° e 4° semestre. Um deles, é Marinio Júnior, que fala com empolgação sobre o projeto:
“É revolucionário. Na minha época de acadêmico nunca houve nada parecido. Eu passei por algumas dificuldades para entender claramente todos os conteúdos.”
O também tutor externo e surdo Paulo Sérgio Prexedes, compartilha do mesmo sentimento:
“Considero muito importante ter turmas bilingues, pois com certeza isso estimula mais os alunos surdos. Esse contato, essa interação entre surdos e os ouvintes, é muito importante, porque o graduando surdo ensina Libras aos outros e o ouvinte ensina a Língua Portuguesa, desta maneira o ensino é realmente bilingue”.
Ele destaca ainda, que algumas atividades que podem ser consideradas simples para os ouvintes, podem ser tornar desafiadoras para quem tem algum nível de deficiência auditiva:
“É muito difícil a língua portuguesa escrita para os surdos. Por exemplo, fazer uma redação com uma estrutura adequada não é tão fácil. Mas com a turma mista, há mais chances de um colega ajudar o outro”.
Apoio do NUAP
Para dar suporte de qualidade aos estudantes, a UNIASSELVI possui diversos núcleos de atendimento. O Projeto Inclusão Atitudinal e Pedagógica do Surdo é desenvolvido por meio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NUAP), que atende os alunos nas necessidades individuais e coletivas, emocionais e cognitivas, sociais e científicas, vocacionais e profissionais.
Por Redação UNIASSELVI
Leia mais notícias
Painéis solares irão abastecer rede elétrica de polos da UNIASSELVI